O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Alagoas reúne uma série de praias belíssimas em sua extensão

Estado nordestino é considerado uma paraíso aos turistas

03/10/2019 - 08h03

De agências nacionais 

Praia do Gunga (Foto: Divulgação )

Muitos lugares querem receber a alcunha de caribe brasileiro, mas um dos que mais merecem é o estado de Alagoas. De São Miguel dos Milagres à Praia do Gunga, o pequeno estado do País – apenas 27 mil km de extensão – reúne em suas praias o que há de melhor: areia branca e mar azul da cor do céu. 


O município de São Miguel dos Milagres está na moda recentemente. Localizada na Rota Ecológica da Costa dos Corais, no litoral norte do estado, a cidade é um verdadeiro paraíso aos turistas que buscam evitar tumulto. As praias são sossegadas e os passeios se restringem ao de buggy e de jangada, que levam os visitantes às piscinas naturais de São Miguel. 


MACEIÓ


A capital de Alagoas é a cidade de Maceió. O nome vem do tupi, que significa “Maçayó” ou “Maçai-o-k”, isto é, “que está alagadiço”. O local sempre teve uma beleza singular, tendo o seu desenvolvimento econômico relacionado ao engenho de açúcar. 


Na cidade, a praia mais famosa é de Pratagy, uma das mais belas e tranquilas da região. No local, há resorts que mostram a beleza da praia de forma exclusiva. Pontuadas por peixinhos coloridos, a atração ganha forma nos arrecifes de corais nos períodos de baixa maré, que ocorrem em horários específicos e são perfeitos para todas as idades. 


Outras praias inesquecíveis são a de Pajuçara e Ponta Verde, que validam o fato de Maceió ser conhecido como a Costa dos Corais. 


Praia do Gunga


Localizada no município de Barra de São Miguel, a Praia do Gunga, no litoral sul de Alagoas, encanta pela beleza. 


A praia tem falésias coloridas, que garantem um espetáculo à parte. 


Praia do Francês

Praia do Frances, em Marechal Deodoro (Foto: Divulgação )

O nome da Praia do Francês é singular e surgiu em decorrência da exploração de contrabandistas franceses. O local fica no município de Marechal Deodoro e é reconhecido tanto pela sua exuberante beleza quanto pela boa infraestrutura. 


O mar não é calmo e por isso atrai a atenção de surfistas, por oferecer as “melhores ondas”. O local oferece diversos atrativos, como passeios de barcos e visitação às famosas piscinas naturais do estado.


Paripueira


O município de Paripueira, também no litoral norte de Alagoas, é ideal para relaxar, curtir a praia e aproveitar os passeios de catamarã até as piscinas naturais da região.


Gastronomia


Assim como a maioria dos litorais, o de Alagoas tem muitos peixes, mariscos e outros frutos do mar no cardápio regional. 


O sururu, caldeirada, moqueca de mariscos, fritada de siri, maçunim ao coco, carapeba frita, camarão, polvo, patinha de uçá, siri, ostras, agulhinha frita, caranguejo e guaiamum são as atrações gastronômicas dessa região.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online