O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Aprovado fim de ICMS para mercadorias entre estabelecimentos do mesmo dono

O texto segue agora para análise em Plenário.

23/10/2019 - 09h21

De Brasília 

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), autor da proposta (Foto: Agência Senado)

Projeto que proíbe a incidência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ) na transferência de produtos entre estabelecimentos do mesmo dono avançou na terça-feira (22).


A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 332/2018-Complementar, apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), para acabar com a cobrança nos casos em que mercadorias de uma mesma rede varejista saem do depósito em um estado e vão para uma loja da mesma rede em outro estado. 


O texto segue para análise em Plenário.


A proposta altera Lei Kandir (Lei Complementar 87, de 1996) para consolidar a interpretação já feita pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) de que não há geração deste imposto em situações de mera transferência de mercadorias entre empresas do mesmo titular. Fernando Bezerra ressalta que o projeto vai dar segurança jurídica a empresários e evitar cobranças indevidas.


"A razão para aprovar a matéria decorre da compreensão de que transferências de mercadorias pela simples saída de um estabelecimento para outro do mesmo contribuinte não envolvem modificação de propriedade sobre os bens objeto de movimentações físicas dessa natureza. Como não há operação mercantil nesses casos, não pode incidir o ICMS", apontou o senador.


Na comissão, o texto foi relatado pelo senador Irajá (PSD-TO), que deu parecer favorável.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online