O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Bandeira tarifária de energia segue verde para consumidores em abril

A previsão é de manutenção de condições favoráveis de geração. 

31/03/2020 - 08h41

Campo Grande

Bandeira tarifária da conta de luz continua verde em abril (Foto: Divulgação)

A bandeira tarifária de energia elétrica para abril permanece verde, sem custo para os consumidores. Este será o terceiro mês consecutivo de bandeira verde.


Em março, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês. Não obstante abril ser um mês em que tipicamente se inicia a transição entre o período úmido e o seco, a previsão é de manutenção da condição hidrológica favorável nas principais bacias do SIN, indicando cenário de continuidade da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN. 


Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal conveniado com o Estado de Mato Grosso do Sul para execução de atividades descentralizadas de fiscalização dos serviços.


Conforme o comunicado, foram também consideradas novas previsões de consumo de energia, em face das medidas de combate à propagação da pandemia do Covid-19 no país, com indicativo de redução da carga de energia em abril e maio. 


Essa perspectiva refletiu-se na redução do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.


Economia

Mesmo com o acionamento da bandeira verde, é importante que o consumidor mantenha ações relacionadas ao uso consciente de energia elétrica e evite o desperdício.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS