O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Estação chuvosa garante bandeira tarifária verde em fevereiro

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada

01/02/2019 - 07h57

Campo Grande

Estação chuvosa garante bandeira tarifária verde em fevereiro (Foto: Reprodução)

A bandeira tarifária de energia elétrica para fevereiro de 2019 será verde, sem custo para os consumidores. Mesmo com a elevação do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) provocada pela diminuição das chuvas em janeiro, a estação chuvosa está em curso, propiciando elevação gradativa da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e melhora do nível dos reservatórios, com a consequente recuperação do risco hidrológico (GSF). 


O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada, conforme esclarece a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).


O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.


Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.


Mesmo com a redução do valor cobrado na bandeira é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online