O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Etanol sobe 12,3% e é a maior alta semanal em cinco anos e meio

O anidro, que é misturado na gasolina, subiu 10,2% entre 28 de setembro e 2 de outubro

06/10/2015 - 10h35

O Globo 

Etanol sobe 12,3% (Foto: Divulgação )

Depois do aumento da gasolina em 6%, agora as usinas elevaram o preço do etanol hidratado em 12,3%, a maior alta semanal em cinco anos e meio, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo).


O anidro, que é misturado na gasolina, subiu 10,2% entre 28 de setembro e 2 de outubro. O aumento se refere ao reajuste nas usinas e deve chegar ao consumidor, embora o percentual não seja, necessariamente, o mesmo.


Segundo o Cepea, além do aumento da gasolina, dois outros fatores foram determinantes para o reajuste: as chuvas que atingiram São Paulo na semana passada — interrompendo a colheita de cana-de-açúcar — e a corrida das distribuidoras para comprar etanol antes que ele se valorizasse mais. O volume de negócios de álcool hidratado no mercado à vista foi o quarto maior já registrado em uma semana desde 2002. São Paulo responde por 60% da produção nacional de etanol.


São Paulo responde por 60% da produção nacional de etanol, e o movimento de alta nos preços se reflete em outras regiões produtoras. Segundo o Cepea, em Goiás o preço do etanol hidratado subiu 10,6% na semana passada, enquanto o para comercialização para fora do Estado, 11,4%. Em Mato Grosso, na semana o litro do etanol hidratado teve alta de 2,4%.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online