O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

'Prévia do PIB' indica tombo de 11% no 2º trimestre e início de recessão

Nº de desempregados cresce 31% em 12 semanas, diz IBGE

14/08/2020 - 17h22

G1

(Foto: G1)

A economia brasileira registrou um tombo de 10,94% no segundo trimestre de 2020, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (14).


O indicador é considerado uma "prévia" do desempenho do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. 


O resultado oficial do PIB do segundo trimestre será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1º de setembro.


Se a retração do PIB se confirmar no segundo trimestre deste ano, o Brasil terá entrado oficialmente em "recessão técnica", ou seja, recuo do nível de atividade por dois trimestres consecutivos.

Nos três primeiros meses deste ano, a economia já havia tido retração de 1,5%.


O recuo entre abril e junho deste ano foi verificado pelo Banco Central na comparação com o primeiro trimestre de 2020. O valor foi calculado após ajuste sazonal, uma "compensação" para comparar períodos diferentes de um ano.


A queda da atividade econômica acontece em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem derrubado a economia mundial e colocado o mundo no caminho de uma recessão.


Nos últimos meses, porém, indicadores têm mostrado o início de uma retomada no Brasil, em setores como indústria e comércio.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online