O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

Redução de ICMS vai incentivar produção e venda de carros elétricos em MS

Esse é o entendimento de Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar

30/05/2019 - 09h22

Campo Grande

Veículo elétrico (Foto: Reprodução/Gov)

A redução da carga tributária do ICMS para veículos elétricos e híbridos, além da questão ambiental, pode favorecer a instalação de fábricas e a venda desse tipo de veículo em Mato Grosso do Sul. Esse é o entendimento de Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).


“Essa medida fiscal implantada pelo governo do Estado segue a nossa política de desenvolvimento sustentável. Incentivando a venda desse tipo de veículo, nós fomentamos a redução de gases de efeito estufa. Essa equalização era necessária, pois não tem sentido que os veículos com emissões mais limpas paguem ICMS com a mesma base de cálculo dos automóveis comuns”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.


O secretário lembrou também que já foram iniciadas as tratativas para viabilizar a instalação de uma montadora de veículos elétricos em Mato Grosso do Sul e que, inclusive, uma das unidades produzidas por essa empresa foi colocada em teste para auxiliar na manutenção do Parque das Nações Indígenas. 


“É um empreendimento que ainda está em busca de financiamento e que utiliza uma plataforma tecnológica nacional. É uma iniciativa fundamental para fomentar novos projetos de ciência, tecnologia e inovação no Estado”, acrescentou Jaime Verruck.


Verruck se refere ao Decreto nº 15.232, de 27 de maio de 2019, publicado na edição de quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado, que reduz a carga tributária para incentivar a venda de veículos elétricos e híbridos em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a medida está em consonância com a política ambiental do Estado, gerenciada pela Semagro.


Decreto Sefaz


O decreto, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Fazenda, Felipe Matos, reduz a base de cálculo de ICMS de carros elétricos ou híbridos, de forma que a carga tributária fique em 12% sobre o valor da operação.


O benefício foi concedido com base em um convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que permite a adesão de um estado a benefícios concedidos ou prorrogados por outro. No caso, Mato Grosso do Sul está “pegando carona” no benefício concedido pelo Estado de Goiás.


Em relação ao decreto goiano, o de Mato Grosso do Sul engloba uma quantidade menor de modelos para não desrespeitar uma norma estadual já vigente, o Decreto nº 11.089, de 31 de janeiro de 2003, que dispõe sobre a redução de base de cálculo do ICMS nas operações com veículos automotores novos.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online