O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2024
Publicidade

Reinaldo destaca grupo de trabalho que cuidará dos investimentos nas rodovias

Governo do Estado criou o grupo de trabalho “Ferrovias MS.

23/03/2021 - 15h43

Campo Grande

Reinaldo assina documento na Governadoria (Foto: Chico Ribeiro)

Com a previsão de investimentos, licitações e novas concessões no setor ferroviário em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado criou o grupo de trabalho “Ferrovias MS”, que terá a missão de acompanhar todos os projetos e processos em andamento. A intenção é potencializar esta área, que vai contribuir com a logística e infraestrutura do Estado.


O grupo de trabalho terá como foco os projetos envolvendo as ferrovias Ferroeste, Malha Oeste e Ferronorte, que cortam o Estado do Mato Grosso do Sul. Entre as funções da equipe está o acompanhamento dos processos de implementação das novas malhas (ferroviárias), modernizações e investimentos feitos pela iniciativa privada no setor.


O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou a importância do grupo e destes investimentos nas ferrovias do Estado. 


“O grande diferencial de outros países é o ganho de competitividade com o setor ferroviário, temos que seguir este caminho. Se melhorarmos a logística vamos competir ainda mais forte com eles. Apressar estes eixos (logísticos) vai reduzir nossos custos e trazer ganhos ao setor produtivo”.


O grupo também vai acompanhar os processos de relicitação, cronograma de investimentos e licenciamentos ambientais dos empreendimentos.


Os 12 membros titulares (grupo) serão indicados pelas secretarias e instituições para mandato de dois anos. O presidente da GT Ferrovias MS será o secretário estadual de Meio Ambiente de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.


Serão definidos o calendário de encontros e o grupo poderá requisitar estudos técnicos aos órgãos e às entidades de Poder Executivo Estadual e a outras entidades privadas, para subsidiar os trabalhos e definir medidas no setor. Os integrantes não serão remunerados por sua participação nas atividades. A criação do grupo foi publicada nesta terça-feira (23), no Diário Oficial do Estado.


O secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, ressaltou que o grupo tem objetivos concretos em prol da modernização das ferrovias. "Este é o caminho para transformar a realidade do transporte em nosso Estado; o diálogo e a gestão, considerando que a inovação com o transporte ferroviário é sinônimo de redução de custos, e competitividade, é uma alternativa sustentável, melhora a eficiência logística e dá mais opções de investimentos ao setor produtivo, gerando mais emprego e renda", descreveu. 


Riedel citou como destaque a Nova Ferroeste, que vai ligar Mato a Grosso do Sul ao Porto Paranaguá, que é a principal porta de saída da soja em grão sul-mato-grossense em 2021, respondendo por 94,37% do escoamento da matéria-prima ao exterior, nos primeiros dois meses deste ano.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS