O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Segunda parcela do 13º será paga a partir desta segunda-feira

Pagamentos serão efetuados até o próximo dia 6

25/11/2019 - 06h56

Correio 

Segunda parcela do 13º será paga a partir de hoje (Foto: Divulgação)

O  INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) deposita nesta segunda-feira (25), a segunda parcela do 13º salário, juntamente com a competência 11/2019, no período de 25 de novembro a 6 de dezembro, conforme calendário de pagamento de benefícios.


A segunda parcela do 13º salário é paga a todos os beneficiários da Previdência Social, sejam estes aposentados, pensionistas, titulares de auxílio-doença, de auxílio-reclusão, entre outros. Porém, por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora, salário-família e amparo assistencial ao idoso e ao deficiente.


Quem quiser consultar o valor a receber, o contracheque já está disponível no ‘Meu INSS’, no Extrato de Pagamento de Benefício. Aposentados e pensionistas, em sua maioria, recebem 50% do valor do benefício antecipados em setembro e a segunda parte em dezembro. A parcela corresponde à metade do valor correspondente ao salário de benefício.


COMO USAR O DINHEIRO?


O gestor de finanças Daniel Cavagnari recomenda prudência com ofertas feitas por bancos e outras instituições financeiras nos meses que antecedem o depósito do salário. “Muitas entidades oferecem empréstimos para que os trabalhadores recebam esses valores adiantados. Porém, cobram juros incompatíveis com termos justos. É preciso estar atento”, diz.


Para aqueles que têm dívidas a juros altos ou vencidas, o professor recomenda que o 13º seja usado para quitá-las. “Negocie o pagamento com as instituições credoras e busque descontos. Lembre-se de que taxas ou juros que ainda não foram cobradas não podem incidir no adiantamento das dívidas”, explica.


Já para os trabalhadores que estão em dia com suas finanças, Cavagnari recomenda reservar metade do valor recebido – ou mais – para as despesas de início de ano, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), uniformes, material escolar e férias. O restante do valor pode ser usado para presentes e outros gastos com as comemorações de fim de ano.


“Também é possível usar o benefício para ‘resolver a vida’, ou seja, revisar o carro, arrumar a casa, passear com a família. O bem-estar é o que temos de mais importante. Qualquer investimento neste âmbito será bem aproveitado”, defende.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS