O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Simone pede urgência nas Áreas de Livre Comércio de Corumbá e Ponta Porã

O projeto deve ser votado na próxima semana no Senado.

06/12/2018 - 12h03

De Brasília 

Os senadores Simone e Tebet (MDB-MS) e Dagoberto Nogueira (PDT-MS) (Foto: Divulgação)

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) pediu urgência para votação em Plenário do projeto (PLC 87/2018), de autoria do deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS), que cria as Áreas de Livre Comércio de exportação e importação nos Municípios de Corumbá e de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. 


O projeto deve ser votado na próxima semana no Senado. Simone disse que a bancada estará unida para garantir a aprovação da matéria.


O projeto concede benefícios fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus, prevendo a isenção dos impostos de importação (II) e dos impostos sobre produtos industrializados (IPI). A medida visa atrair a instalação de empresas na região de fronteira, estabelecendo regime fiscal especial, com isenções e benefícios mantidos durante 5 anos. 


O objetivo é incrementar as relações com os países vizinhos, segundo a política de integração latino-americana.


“É uma forma de contribuir para o desenvolvimento da região, gerando emprego e renda”, defendeu a senadora Simone Tebet. Ela também ressaltou que é importante criar alternativas para tentar diminuir o impacto provocado pela violência decorrente do tráfico de drogas e de armas, devido à proximidade de Corumbá com a Bolívia e de Ponta Porã com o Paraguai.


Restrições aos incentivos - empresas que produzam armas, munições, veículos de passageiros, bebidas alcoólicas e fumo e seus derivados não receberão os incentivos fiscais. Além disso, isenção de II e IPI só será concedida a produtos industrializados que se destinem ao mercado nacional.


O projeto foi aprovado na semana passada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, deveria passar pela Comissão de Assuntos Econômicos, mas como houve pedido de urgência, passará direto para o Plenário.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online