O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Bota mostra força contra o Palmeiras, acha novo modelo e traz esperança

Alvinegro encara um dos favoritos ao título de igual para igual e ganha moral para o Brasileiro. Com trinca de volantes, Valentim retoma velho estilo do time

17/04/2018 - 08h29

Globo Esporte

Jogadores do Botafogo comemoram gol de empate (Foto: Globo Esporte)

Para quem acreditava que a conquista do Carioca tinha sido "sorte" e que o panorama era preocupante para o Campeonato Brasileiro, o Botafogo tratou de mostrar o contrário. Logo na estreia, encarou de igual para igual o Palmeiras, elenco mais caro do país e um dos favoritos ao título. E mesmo sem quatro titulares – Luiz Fernando, Moisés, Marcelo e Renatinho –, o Alvinegro saiu de campo lamentando o empate por 1 a 1, na última segunda-feira, no Nilton Santos.


E foi uma estreia com velha fórmula: a trinca de volantes de Ricardo Gomes e Jair Ventura. Valentim já tinha usado a formação diante do Audax Italiano no Chile, e desta vez iniciou o jogo com o meio de campo formado por Lindoso, Matheus Fernandes e Gustavo Bochecha, que não começava uma partida desde sua lesão em fevereiro do ano passado – o entrosamento dos garotos, campeões brasileiros sub-20, era nítido.


"Upgrade" na formação

volantes pressionavam saída de bola e tinham liberdade para atacar (Foto: Globo Esporte)

Porém, a formação de Valentim pode ser um "upgrade" do que foi o Botafogo em 2017. Se no ano passado era um time reativo, que jogava no erro do adversário, contra o Palmeiras a equipe criou muito mesmo com menos posse de bola: 44% contra 56%. Em compensação, com 12 arremates, teve o dobro de finalizações do que o Palmeiras e seis chances claras de gols. Com o trio em linha e com liberdade para atacar, o Alvinegro ganhou em marcação e qualidade técnica.


– Nosso desenho tático de ponto de partida era Gustavo (Bochecha), Lindoso e Matheus, nenhum primeiro volante de origem, talvez o Matheus. Pedi que fossemos organizados para termos equilíbrio e não perder qualidade. Fizeram bem – explicou Valentim.


O ataque é que ainda deixa a desejar na formação e voltou a passar em branco. Brenner tem atuado muito longe da área, mesmo antes de Kieza entrar como centroavante, e as pontas vivem de lampejos de Valencia e, atualmente, Leandro Carvalho. Com isso, o time acaba abusando do jogo aéreo: contra o Palmeiras foram 23 bolas alçadas na área pelo Alvinegro.


Quando Renatinho, que teve uma lesão leve na coxa esquerda, voltar a ficar à disposição, o meia deve pegar uma das três vagas dos volantes. Mas Valentim já viu que a trinca é uma alternativa para a sequência do campeonato. Se quiser manter a formação, o técnico tem ainda o recém-contratado Jean e o retorno de Leandrinho, que faz a função.


Moral para sequência difícil

Matheus Fernandes teve boa atuação nesta segunda (Foto: Globo Esporte)

Mais importante do que o placar do jogo foi a atuação. O Botafogo foi melhor do que o Palmeiras e ganhou moral para um início de Campeonato Brasileiro que promete ser árduo. Nas quatro primeiras rodadas, três adversários favoritos ao título: após encarar o Palmeiras, terá ainda o Grêmio no Nilton Santos e o Cruzeiro no Mineirão, em uma sequência ingrata, seguida por um clássico com o Fluminense.


Renatinho e Marcelo têm chances de voltar contra o Sport, mas Luiz Fernando e Moisés devem continuar fora na próxima segunda-feira. Apesar dos desfalques, o Alvinegro mostra mais uma vez o poder de se reinventar e, mesmo com três garotos de titulares – Marcinho, Matheus e Bochecha –, o time foi maduro. Pelas circunstâncias, o resultado contra o Palmeiras foi bom. Embora tenha perdido dois pontos em casa, o rendimento traz um certo otimismo para o restante da temporada.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online