O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Conmebol criará ranking de clubes Sul-Americanos

Em reunião realizada nesta quinta-feira, Comitê decidiu que lista servirá para definir cabeças de chave da Libertadores

26/11/2015 - 21h03

Globo Esporte

Membros da CBF durante a reunião (Foto: Reprodução CBF)

O Comitê Executivo da Conmebol se reuniu no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, para analisar alguns assuntos institucionais. A medida mais importante discutida no encontro, que contou com a presença de inúmeras autoridades, foi a criação de um ranking de clubes Sul-Americanos. Este será o novo critério adotado para definir os cabeças de chave da Copa Libertadores, a partir da próxima edição.  


O ranking será montado de acordo com a história do clube nos últimos dez anos da competição. Equipes que conquistaram a América recentemente ou chegaram às fases finais do torneio ganham mais pontos. A lista será conhecida no dia 22 de dezembro, data estabelecida para o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2016. 


Neste novo molde, times brasileiros tem mais chances de ser cabeça de chave, já que cinco das últimas dez edições foram vencidas por equipes do Brasil. Antes, apenas os campeões brasileiros e da Copa do Brasil eram garantidos. Já o ranking levará o histórico em conta. 


Outras decisões a respeito da Libertadores foram discutidas. Caso aconteçam confrontos entre equipes da mesma nacionalidade, o clássico deverá ser arbitrado por um juiz estrangeiro, ou seja, neutro em relação ao confronto. Além disso, estádios com grama artificial ou sintética deverão apresentar um certificado de qualidade Fifa.  


A próxima reunião do Comitê está marcada para antes do sorteio dos grupos da Libertadores 2016, na sede da Conmebol.


Confira outras assuntos discutidos na reunião:


- Situação da Federação Boliviana de futebol, que será acompanhada pela Conmebol. A entidade pretende entender se o projeto de Lei Nacional do Esporte pode interferir na autonomia da associação. 

- A edição centenária da Copa América será disputada entre os dias 3 e 26 de junho, em dez lugares dos Estados Unidos: Boston, Chicago Los Angeles, Nova York, Orlando, Filadélfia, Phoenix, São Francisco e Seattle. A data do sorteio ainda será divulgada. 


- Aprovação da nova edição do Regulamento Antidoping da Conmebol.


- Criação de uma Comissão de Futebol Feminino da Conmebol, que visará criar bases e difundir a modalidade no continente.


- Implementação do Sistema de Licenciamento de Clubes da Fifa para competições continentais. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online