O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Cruzeiro e Corinthians começam a decidir a Copa do Brasil nesta quarta-feira

O confronto do Mineirão, às 21h45, deixa uma dúvida no ar: de quem será a iniciativa num duelo marcado por dois times pragmáticos,

10/10/2018 - 16h22

Extra

Jair Ventura, técnico do Corinthians, e Mano Menezes, técnico do Cruzeiro (Foto: Lucas Figueiredo / CB)

Se o Corinthians tem hoje uma clara identidade de futebol, conhecido por times muito fortes defensivamente em busca de eficácia com a bola, muito se deve a um modelo implantado desde a passagem de Mano Menezes pelo clube, há dez anos. Um modelo que, com suas nuances, tem em Jair Ventura, o atual treinador do clube, um adepto.


Hoje, Mano e Jair abrem a final da Copa do Brasil à frente, respectivamente, de Cruzeiro e Corinthians. O confronto do Mineirão, às 21h45, deixa uma dúvida no ar: de quem será a iniciativa num duelo marcado por dois times pragmáticos, que se sentem mais confortáveis sem a bola, apostando nos contragolpes. TV Globo, Sportv e “Globesporte.com” transmitem. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, em São Paulo.


Jair Ventura, no cargo há um mês, chamou atenção ao montar um Corinthians extremamente defensivo contra o Flamengo, no primeiro jogo da semifinal da competição. Mesmo em casa, na partida de volta, abriu mão de buscar o domínio do jogo. Para enfrentar o Cruzeiro, manteve o modelo dos jogos mais recentes, com Jadson e Mateus Vital movendo-se à frente de dois volantes — hoje serão Ralf e Gabriel. Romero e Clayson iniciam as jogadas mais abertos, buscando em diagonal o centro do ataque. No Maracanã, no jogo marcado pela retranca corintiana, Jair usou um terceiro volante. Chegou a ser especulado que repetisse a estratégia, o que foi descartado.


— O Cruzeiro tem o treinador que está há mais tempo no cargo no país, tem um elenco forte. Mas a gente acredita que pode fazer um grande jogo — disse Jair.


O Cruzeiro de Mano Menezes tem um traço curioso: nas três fases anteriores, venceu fora de casa, mas não conseguiu ganhar no Mineirão. Ou seja, teve mais facilidade quando os adversários tomaram a iniciativa do jogo. O que coloca mais uma interrogação sobre o comportamento do time hoje, em Belo Horizonte.


Ainda mais sem Arrascaeta, convocado para a seleção uruguaia e fundamental no setor ofensivo. A escalação virou um mistério que Mano pretende levar até a hora do jogo.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online