O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   21 de Setembro de 2019
Publicidade

Deputados devem analisar nove projetos na Ordem do Dia desta terça-feira

Um deles institui o Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência (Cadastro-Inclusão)

20/08/2019 - 08h08

Campo Grande

Projetos a serem analisados pelos parlamentares na sessão ordinária (Foto: ALMS)

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul devem apreciar nove matérias na Ordem do Dia desta terça-feira (20), sendo duas em segunda discussão. 


O Projeto de Lei 20/2019, de autoria do deputado João Henrique (PL), institui o Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência (Cadastro-Inclusão), registro público eletrônico com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações georreferenciadas que permitam a identificação e a caracterização socioeconômica da pessoa com deficiência, bem como das barreiras que impedem a realização de seus direitos. 


A proposta recebeu pareceres favoráveis por unanimidade da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos e da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte e Infraestrutura e Administração.


Também em segunda discussão, está prevista a análise do Projeto de Lei 139/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 2363, de 19 de dezembro de 2001, que cria a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) e o Conselho Estadual de Serviços Públicos e altera o Anexo V da Lei 5305, de 21 de dezembro de 2018. 


A matéria chega ao plenário com parecer favorável da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte e Infraestrutura e Administração.


Já em primeira discussão, sete propostas devem ser discutidas e votadas. O Projeto de Lei 129/2019, de autoria do deputado Jamilson Name (PDT), proíbe a utilização do bórax na confecção de gelecas, “slimes” e produtos similares, destinados às crianças, e o Projeto de Lei 149/2019, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB), prevê a criação do Programa Milhas da Saúde. 


Ambos vão ao plenário com parecer favorável por unanimidade da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).


Também de autoria do deputado Marcio Fernandes e em primeira discussão, está prevista a votação do Projeto de Lei 155/2019, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a Festa da Família Mantenense de Camapuã. A proposta obteve parecer favorável por unanimidade da CCJ.


Regimento


O Projeto de Resolução 14/2019, de autoria dos deputados Lidio Lopes (PATRI), Barbosinha (DEM) e Gerson Claro (PP), que dá nova redação, acrescenta e revoga dispositivos do anexo da Resolução 65, de 17 de dezembro de 2008 – Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, deve ser apreciado em primeira votação e discussão pelos parlamentares e obteve parecer favorável por maioria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.


Outros Poderes


Ainda devem ser analisados em primeira dois projetos de autoria do Poder Executivo e um de autoria do MPE (Ministério Público Estadual). De autoria do MPE, está prevista a apreciação do Projeto de Lei 119/2019, que altera o anexo VI da Lei 4134, de 6 de dezembro de 2011. A matéria obteve parecer favorável por unanimidade da CCJ.


De autoria do Poder Executivo, está prevista a análise do Projeto de Lei 158/2019, que altera a redação da tabela do Anexo XI da Lei 4455, de 18 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a reorganização das carreiras Gestão de Ações de Assistência e Cidadania e Gestão de Ações de Defesa do Consumidor, integradas por cargos efetivos do Grupo Gestão Institucional do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo, reestrutura o quadro de pessoal da Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social), e do Projeto de Lei 170/2019, que autoriza o Poder Executivo a doar com encargo, ao município de Ponta Porã, o imóvel que especifica. Ambas as propostas receberam pareceres favoráveis unânimes da CCJ.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Enquete
Você acha que a operação Lama Asfáltica vai acabar com algum político ou autoridade na cadeia?
Sim
30.77%
Não
63.46%
Não sei
5.77%
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS