O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   16 de Abril de 2024
Publicidade

Durcesio Mello toma posse como presidente do Botafogo

"Queremos um clube profissional"

05/01/2021 - 09h32

Globo Esporte

Eleito presidente do Botafogo para o quadriênio 2021/24, Durcesio Mello e o vice geral Vinicius Assumpção tomaram posse na noite desta segunda-feira em sessão solene do Conselho Deliberativo, no salão nobre de General Severiano.


- Os desafios são enormes, em especial pela grave crise financeira, por isso convoco a todos para nos unirmos e colocarmos o Botafogo onde merece. Queremos construir um clube profissional, com uma gestão ética. Algumas mudanças serão difíceis, mas são importantes para o novo Botafogo - disse o novo mandatário alvinegro. Confira o discurso completo de Durcesio no fim da matéria.

Durcesio Mello, novo presidente do Botafogo (Foto: Vítor Silva / BFR)

Durcesio Mello agradeceu ao ex-presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej, pela contribuição dada na fase de transição e disse ter o sonho de "unir todos os botafoguenses".


- Agradeço ao Nelson Mufarrej, que não pode estar aqui por suspeita de Covid-19. Ele tem sido fantástico nesta fase de transição. Se eu tenho um sonho, é unir todos os botafoguenses, trazer todo mundo para ajudar o Botafogo.


O presidente anunciou a empresa Exec, de São Paulo, como a parceira que terá a missão de achar o novo CEO que comandará General Severiano, liderando o processo de profissionalização do clube. Durcesio participará do processo de seleção, e ele espera definir o nome até março. O CEO vai contratar três diretores: futebol, comercial, administrativo/financeiro.


VPs definidos


O nova direção já definiu os responsáveis pelas quatro pastas obrigatórias pelo estatuto. No futebol, o próprio Durcesio ficará no comando no primeiro momento. Daniel Junior será o vice-presidente de esportes gerais, Hilário de Gouvêa comandará o remo e Thiago Sallibi ficará à frente do social. Marcelo Barbieri e Vinícius Assumpção (VP geral) ficam a cargo do Jurídico e Financeiro, por enquanto.


Essas são as áreas que terão vice-presidentes garantidos nos quatro anos da gestão Durcesio, por exigência das regras do clube. Nas outras frentes, a promessa da diretoria é contratar profissionais que serão remunerados e 100% dedicados ao dia a dia do Botafogo.


Com base no estatuto do clube, a nova diretoria analisa reduzir o número de vice-presidências. Proposta de fusões ou supressões de pastas será submetida à análise do Conselho Deliberativo em até 30 dias.


Conselho Deliberativo


Foi escolhida em votação a nova mesa do Conselho Deliberativo do Botafogo, divulgada durante a sessão solene desta segunda-feira. Foram registrados 198 votos.

Presidente: Mauro Sodré.

1° vice-presidente: Marcos Cortesão.

2° vice-presidente: Luís Octávio.

1° secretário: Walter Amaral.

2° secretário: Marcelo Figueira.


Durcesio Mello


Aos 65 anos, Durcesio Mello é formado em engenharia e, hoje, atua como empresário. É sócio-proprietário desde 1994, mas nunca teve cargo no Botafogo, seja estatutário ou remunerado. Estreia a partir desta segunda, logo na principal cadeira de General Severiano.


No último dia 24 de novembro, em pleito com 825 eleitores, Durcesio recebeu 477 votos e foi o escolhido pelos sócios para assumir o Botafogo este ano, com a temporada do futebol ainda em andamento.


Essa não foi a primeira vez que Durcesio tentou assumir a gestão do Botafogo. Em 2014, o empresário foi candidato a vice na chapa de Thiago Alvim, que perdeu a corrida para Carlos Eduardo Pereira. Desde então, o atual presidente se manteve ativo na política interna e chegou a emprestar dinheiro ao clube.


Durcesio tem como vice Vinicius Assumpção, que milita no clube há muito tempo. Aos 57 anos, o novo vice-presidente é sócio do clube desde a juventude, em 1985. Fez parte de torcidas organizadas e chegou a presidir uma delas. Mas, assim como o cabeça da chapa, nunca foi indicado a nenhum cargo. Apenas compôs como conselheiro em gestões anteriores.


Discurso de posse de Durcesio Mello


"Agradeço ao Nelson Mufarrej, que não pode estar aqui por suspeita de Covid-19. Ele tem sido fantástico. Se eu tenho um sonho, é unir todos os botafoguenses, trazer todo mundo para ajudar o Botafogo

Agradeço aos sócios-proprietários que confiaram na gente para fazer um novo Botafogo e também a todos da última diretoria, que contribuíram para uma transição exemplar. Agradeço especial ao meu grande amigo Carlos Augusto Montenegro, que me ajudou a chegar aqui.


Os desafios são enormes, em especial pela grave crise financeira, por isso convoco a todos para colocar o Botafogo onde merece. Queremos construir um clube profissional, com uma gestão ética. Algumas mudanças serão difíceis, mas são importantes para o novo Botafogo.


Temos que pensar com criatividade, pois esse modelo que foi mantido há décadas não funciona. Sei dos enormes desafios que Vinicius, eu e toda a equipe teremos pela frente. Estou confiante e espero que, em quatro anos, façamos um Botafogo mais forte e melhor."


Objetivos


"Incentivo aos esportes olímpicos; Revitalização da sede; Criação do Instituto Glorioso, para formar atletas e apoiar ex-jogadores; Viabilização de projetos sociais para o Nilton Santos


Futebol; Trabalhar para ter um CT de alto nível


Integração entre base e profissional será importante para criar o DNA do Botafogo; Tornar mais amigável o programa de sócio e tornar factível a participação desses torcedores na eleição"

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online