O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Protesto na capital destaca em faixa "deputados inimigos da educação"

No estado, o movimento acontece na capital, em Dourados , em Nova Andradina e em Três Lagoas.

13/08/2019 - 10h49

Campo Grande

Protesto dos trabalhadores em Campo Grande (Foto: Cláudia Gaigher/TV Morena)

Iniciado na manhã desta terça-feira (13), o protesto dos trabalhadores da educação pública em Mato Grosso do Sul destaca em uma grande faixa as fotografias e os nomes dos deputados "inimigos da educação". 


A manifestação envolve trabalhadores que atuam ono setor em Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas, contra políticas para o setor. O grupo também não concorda com a reforma da Previdência.


Nestas cidades, muitas escolas públicas amanheceram fechadas. A Secretaria de Estado de Educação informou que todas ficaram livres para aderir ao movimento nacional e que não há uma estimativa de quantas não vão abrir hoje. No estado são 362 colégios, com 230 mil alunos.


Um dos colégios fechados é a Escola Municipal Arlindo Lima, em Campo Grande. A diarista Isamire Rondon, que é venezuelana, não sabia da paralisação e se deparou com os portões fechados quando foi levar os dois filhos. Diante da situação, ela disse que iria deixar os pequenos com a avó e por causa da mudança no trajeto, se atrasaria para o trabalho.


Em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados a concentração dos manifestantes começou por volta das 8h (de MS). Depois, os grupos fizeram uma caminhada por pontos principais da área central das cidades.

Lucílio Souza Nobre, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, em Campo Grande, disse que o movimento deixou 200 escolas fechadas na capital, as quais atendem 120 mil alunos. "O movimento é contra o desmonte na educação", resumiu.


Maria Laura Castro dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas, afirma que o protesto é "contra a retirada de direito das sociedade, manutenção de jornada de 6 horas para os servidores administrativos e contra a política de redução salarial no estado".


Em Nova Andradina, a 288 quilômetros de Campo Grande, um grupo de manifestantes fecha um dos acessos à cidade. Eles estão com faixas e cartazes com frases de protesto à política da educação pública. Com informações do G1 MS.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online