O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Zika não é ameaça às Olimpíadas do Rio, diz médico da delegação alemã

Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o vírus zika pode ter ligação com o aumento de casos de microcefalia no país

10/02/2016 - 21h54

O Globo

Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o vírus zika pode ter ligação com o aumento de casos de microcefalia no país (Foto: O Globo)

O chefe da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos, Bernd Wolfarth, disse, nesta quarta-feira, que a epidemia de zika no Brasil precisa ser monitorada, mas não é uma ameaça às Olimpíadas do Rio. Por outro lado, o principal médico da delegação da Alemanha afirmou, em entrevista à Reuters, que os próprios atletas devem decidir se participam ou não da competição.


— Tirando o fato de que os atletas decidem por si mesmos, e com toda a liberdade, se irão ou não competir, deve-se agora acompanhar os desdobramentos (do vírus) com muita atenção — afirmou Wolfarth à agência de notícias.


Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o vírus zika pode ter ligação com o aumento de casos de microcefalia no país, o que despertou preocupações entre autoridades esportivas mundiais no momento às vésperas da Rio 2016. No início desta quarta-feira, Toni Minichiello, treinador da atual campeã do heptatlo, a britânica Jessica Ennis-Hill, afirmou que a Grã-Bretanha deveria retirar seu campo de treinamento para as Olimpíadas do Rio e que não irá incentivar sua atleta a defender o título.


Nesta terça-feira, o presidente do Comitê Olímpico do Quênia, Kipchoge Keino, disse considerar a possibilidade de não enviar atletas aos Jogos, se não houver garantias de que o surto de casos de zika no Brasil possa ser controlado. Mais tarde, o comitê queniano disse que a frase de seu presidente estaria "fora de contexto". O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) já havia dito às federações esportivas americanas, em janeiro, que os atletas preocupados com sua saúde devem considerar a possibilidade de não vir aos Jogos, segundo a agência de notícias Reuters.

 

O USOC também negou a informação da agência posteriormente.

Leia Também
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online