O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Junho de 2019
Publicidade

Anac anuncia suspensão de todos os voos da Avianca no Brasil

Com a medida, estão suspensos todos os voos até que a empresa comprove capacidade para manter as operações com segurança

24/05/2019 - 16h28

De Brasília 

Anac suspende voos da Avianca (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil))

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou, nesta sexta-feira (24/5), que suspendeu cautelarmente todas as operações da Avianca Brasil. De acordo com o órgão, com a medida, estão suspensos todos os voos até que a empresa comprove capacidade de manter as operações com segurança. 


Ainda de acordo com o órgão, a decisão foi tomada com base em informações prestadas à área responsável por segurança operacional da Agência. “Aos passageiros com voos para os próximos dias, a Anac recomenda que entrem em contato com a empresa e não se desloquem para o aeroporto até que novas informações sejam divulgadas”, diz em nota.


A Avianca segue obrigada a cumprir integralmente a resolução para que oferte opções como reembolso e reacomodação dos passageiros. O Correio entrou em contato com a empresa e espera um posicionamento.


Greve 


Os funcionários da Avianca decidiram retomar greve, por tempo indeterminado, após assembléia, nessa quinta-feira (23), em São Paulo. A paralisação começou nesta sexta-feira (24/5), e atinge os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 


O Sindicato Nacional dos Aeronautas afirma que cerca de 40% dos voos já seriam suspensos, cumprindo a determinação do TST (Tribunal Superior do Trabalho) de operar no mínimo 60% das rotas. Na semana passada, a Avianca anunciou a demissão de 900 funcionários. A estimativa é que hoje a empresa conte com cerca 700 comissários e pilotos.


Recuperação judicial


Em recuperação judicial, a Avianca deve cerca de R$ 2,7 bilhões às arrendadoras de aviões e, depois de uma disputa na Justiça, se viu obrigada a devolver quase toda sua frota. 


Das 57 aeronaves que tinha em novembro do ano passado, sobraram cinco. Segundo dados da Anac, a companhia tem hoje uma média de 39 voos diários. Há um ano, eram 280.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Enquete
Você acha que a operação Lama Asfáltica vai acabar com algum político ou autoridade na cadeia?
Sim
30.77%
Não
63.46%
Não sei
5.77%
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS