O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Após 11 anos, Câmara de Vereadores pode reativar Comissão de Ética

Até o momento, nove vereadores são investigados pelo Gaeco

04/09/2015 - 10h37

Da redação

De Campo Grande 

Plenário da Câmara de Vereadores da Capital (Foto: Divulgação)

As suspeitas de corrupção de vereadores quando da cassação de Alcides Bernal (PP), ocorrida em março do ano passado, pode reativar, depois de 11 anos, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara de Vereadores de Campo Grande.


O mecanismo, segundo o site Correio do Estado, foi criado em meio a um escândalo de exploração sexual que resultou na renúncia dos ex-vereadores César Disney e Robson Martins.


Para o advogado constitucionalista André Borges, uma comissão de ética “demonstra que o Legislativo não é omisso e não tolera o protecionismo”, sendo uma ferramenta de transparência a ser utilizada na defesa de legisladores investigados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).


Mesmo que possa ter caráter contínuo, com cinco integrantes e mandatos de dois anos, a comissão tem sido citada de forma pontual.


Se existisse, na prática, poderia ser acionada no caso de suspeita de recebimento de vantagens indevidas, fraudes no trabalho legislativo e prática de ofensas físicas ou morais no prédio da Câmara.

Brigas entre vereadores e até mesmo com manifestantes foram frequentes no último semestre.


Criado em dezembro de 2003, o Código e a Comissão de Ética foi resultado de um escândalo envolvendo os ex-vereadores César Disney e Robson Martins.


Acusados de exploração sexual de crianças e adolescentes, estupro e atentado violento ao pudor, ambos renunciaram ao mandato antes da cassação.


Youssif Domingos, presidente à época do Legislativo, disse não ser possível garantir uma comissão de forma permanente em decorrência de ela ser proporcional às bancadas. “Existe [o mecanismo] e é acionado sempre que há necessidade”, ressaltou.


A procuradoria jurídica da Casa de Leis foi procurada para comentar, porém não retornou os contatos.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online