O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Brasil nega invasão ao Paraguai na fronteira com Mato Grosso do Sul

02/08/2015 - 09h34

Folhapress

Conflito ocorreu próximo à ponte de Salto del Guairá (Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado)

O governo brasileiro negou que militares brasileiros tenham invadido o território paraguaio durante atividades da operação Ágata, que tem como objetivo reprimir delitos na fronteira entre os dois países.

O Paraguai fez um protesto formal contra o Brasil alegando invasão de soberania do país. Na sexta-feira (31), o embaixador brasileiro em Assunção foi convocado para ouvir as queixas do governo do país vizinho.


O Ministério da Defesa informou neste sábado que todas as ações referentes à operação foram realizadas do lado brasileiro e que não houve incursão do lado paraguaio.


A reclamação dos vizinhos se refere a dois episódios. Na noite da última terça (28), segundo o governo brasileiro, três barcos de contrabandistas foram apreendidos do lado brasileiro. No momento em que as embarcações eram rebocadas, uma lancha do Exército foi atacada e houve troca de tiros. Os militares não foram feridos e saíram em busca dos atiradores, que não foram encontrados.


O jornal paraguaio "ABC Color", ao tratar do mesmo episódio, disse que eram seis embarcações, que estavam a 100 metros da costa paraguaia, na altura da cidade de Salto del Guairá, que faz fronteira com os municípios brasileiros de Mundo Novo (MS) e Guaíra (PR).


No dia seguinte, segundo o mesmo jornal, o confronto foi entre militares dos dois países. O Ministério da Defesa informou que o comando da operação Ágata desconhece esse incidente, e que nenhum militar brasileiro participou de qualquer atividade contra o exército vizinho.


Ainda de acordo com o ministério, o embaixador do Brasil no Paraguai já informou ao governo vizinho que, mesmo assim, foi aberto um inquérito para apurar as ocorrências.


A Defesa divulgará na próxima segunda-feira (3) o balanço da operação Ágata, que terminou nesta sexta (31).

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online