O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Com risco de romper, barragem de resíduos será fiscalizada em MS

Barragem de Gregório fica a 48 quilômetros da cidade de Corumbá 

24/11/2015 - 06h10

Da redação

Campo Grande

Cidade de Corumbá não corre perigo (Foto: Divulgação )

A maior barragem de rejeitos de mineração de Mato Grosso do Sul tem alto risco de se romper, segundo a Vale. Porém, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não há risco de atingir Corumbá, a cidade mais próxima.


Por causa disso, O governo do Estado, por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul ), vai realizar no dia 7 de dezembro uma ação fiscalizadora de precaução nas barragens que armazenam resíduos minerais localizadas no Maciço do Urucum, no município de Corumbá. 


A determinação foi dada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, “como forma de tranquilizar a população do perímetro urbano da região, resguardar o Bioma Pantanal e nos antecipar a eventuais medidas que necessitem ser tomadas sobre o assunto. Estamos utilizando do princípio da precaução para nos municiar de ferramentas que possam nos distanciar do risco de algo como o que ocorreu em Mariana (MG). Já entramos em contato com as empresas que atuam no Maciço do Urucum e região para realizar essa fiscalização, que será coordenada pelo Imasul”.


A equipe de fiscalização que vai vistoriar as barragens de resíduos minerais em Corumbá será multidisciplinar e vai envolver técnicos e fiscais do Imasul, além de engenheiros civis, geólogos e profissionais de outros órgãos e entidades. 


“Será um trabalho de parceria e de caráter técnico, por meio dele teremos instrumentos para analisar a real situação dessas barragens”, disse o direto de Licenciamento do Imasul, Ricardo Eboli, que vai coordenar a equipe multidisciplinar.


Segundo Eboli, o licenciamento ambiental de instalação e operação das barragens de resíduos minerais localizadas no Maciço do Urucum são de responsabilidade do Ibama e a concessão da extração do minério, dada pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), órgão vinculado ao Ministério das Minas e Energia.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS