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Governo licita mais obra de implantação do corredor rodoviário no Pantanal

Assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, o Aviso de Licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado de terça-feira

21/10/2020 - 06h29

Campo Grande

Publicado no Diário Oficial do Estado de terça-feira (20) o Aviso de Resultado de Licitação onde a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) informa que contratou a obra de implantação em revestimento primário de rodovia não pavimentada, de 54 quilômetros, entre a MS-423 e a ponte de concreto sobre o Rio Taquari, no Pantanal do Paiaguás, entre Corumbá, Coxim e Rio Verde.


A ligação rodoviária em uma região isolada secularmente integra o pacote de obras anunciadas pelo governador Reinaldo Azambuja ao lançar o Governo Presente, em março de 2019, com previsão de investimentos de R$ 4,2 bilhões nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Com recursos do Fundersul, o Estado investirá R$ 24 milhões nesta obra, que será executada pela empresa André L. Dos Santos Eirelli.


Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, a Agesul projeta interligar por rodovias os pantanais da Nhecolândia, Nabileque, Taquari e Paiaguás, criando um corredor para a produção e escoamento da pecuária e o turismo. Serão implantados 480 quilômetros de estradas primárias elevadas (para contenção de enchentes), com pontes e galerias de concreto, incluindo a ligação da MS-243 com o Forte Coimbra, a partir da BR-262.


O governador Reinaldo Azambuja (Foto: Chico Ribeiro)

Redenção do Pantanal


A abertura da estrada entre a MS-423 (Fazenda Morrinho) e a ponte do Rio Taquari é um primeiro passo para concretizar um sonho antigo dos pantaneiros: a ligação com Porto Jofre (Poconé, MT), no Rio Cuiabá, divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso. Em fase final de elaboração do projeto de engenharia, a mesma rodovia já licitada se estenderá por mais 55 quilômetros, até a MS-214.


Em outra frente, o Governo do Estado implantará 100 quilômetros da MS-214, que começa na BR-163, entre os municípios de Coxim e Sonora, chegando ao Porto Jofre. Um dos principais troncos rodoviários projetados nos anos de 1970 na planície, a MS-228, que começa em Corumbá, romperá o centro da Nhecolândia para chegar a Rio Negro e Rio Verde e se interligar com as MS-427/MS-419/MS-430.


O Estado já implantou com cascalhamento 40 quilômetros da MS-228, a partir do entroncamento com a MS-184 (Estrada-Parque), em Corumbá, e encomendou projetos para definir o traçado de mais 100 quilômetros. Também estão em fase de projetos, a implantação de 27 quilômetros na MS-243 (acesso a Forte Coimbra), onde foram construídos 30 quilômetros; o acesso ao distrito de Porto Esperança (10 quilômetros); e 23 quilômetros na MS-382 (ponte do Naitaca-fazenda Jatobá).

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