O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Herculano Borges lamenta mortes de religiosos, mas quer Igrejas abertas

Polêmica gira em torno do conflito entre direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal: a liberdade religiosa, além da vida e da saúde

07/04/2021 - 18h06

Campo Grande

Herculano Borges durante a sessão de hoje (Foto: Wagner Guimarães)

O deputado estadual Herculano Borges (Solidariedade) lamentou, nesta quarta-feira (7), a morte de cinco pessoas por Covid-19 (novo coronavírus), entre elas, três líderes religiosos, um apóstolo, um pastor e uma pastora. No entanto, defende que igrejas devem permanecer abertas durante pandemia


“Tenho pedido a Deus que encerre essa pandemia, que os leitos possam esvaziar. Estamos em guerra, infelizmente estamos perdendo alguns soldados. Que Deus dê sabedoria aos governantes”, disse durante a sessão remota da Assembleia Legislativa, pela manhã. 


Ele falou sobre a discussão no STF (Supremo Tribunal Federal) a respeito da restrição ou não da abertura das igrejas e templos durante a pandemia do Covid-19 no Brasil.


A polêmica gira em torno do conflito entre direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal: a liberdade religiosa, além da vida e da saúde. Herculano se posiciona contra o fechamento das igrejas e templos.


“Hoje no STF será votada a decisão sobre a liminar do ministro Cássio Nunes que retira poderes dos governadores de fechar a igreja. Este impedimento é uma afronta à Constituição. Nós em Mato Grosso do Sul temos a Lei Estadual 5.502, que inclui igrejas entre as atividades essenciais. A igreja é parceira da sociedade, e trabalha pelo consolo das pessoas”, afirmou o parlamentar, ressaltando a necessidade do respeito a normas de segurança contra o vírus.


Em aparte, Cabo Almi (PT) fez uma ponderação sobre o assunto. “A matéria é bastante polêmica. Pois, por outro lado, temos um grande número de pastores e fieis perdendo a vida pela Covid-19. As medidas de segurança não são suficientes para evitar a contaminação”, afirmou.


O deputado Coronel Davi (Sem Partido) se posicionou, assim como Herculano, a favor da abertura das igrejas. 


“A nossa Constituição Federal, no artigo 5º, inciso VI, permite a liberdade religiosa. Mas num momento de pandemia, em que as pessoas precisam acreditar em Deus, quando tudo falha, e os remédios não atingem os objetivos, eu vejo que muitas pessoas oram pedindo a Deus que isso se afaste de nós. Me espanto que as igrejas e templos estão seguindo as regras e estão enfrentando essa situação, enquanto os ônibus estão lotados”, afirmou. Com site oficial da Assembleia.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online