O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

IBGE abre inscrições para concurso para mais de 180 mil vagas de recenseador

O candidato deve ter no mínimo ensino fundamental completo. Inscrições vão até 19 de março e devem ser feitas pelo site do Cebraspe.

23/02/2021 - 06h52

G1

IBGE abre inscrições para concurso para mais de 180 mil vagas de recenseador (Foto: Divulgação)

Quem pretende se candidatar a uma das 181.898 vagas para recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o Censo Demográfico 2021 já pode se inscrever para o concurso a partir das 10h desta terça-feira (23). O candidato deve ter no mínimo ensino fundamental completo.


As inscrições vão até as 23h59 do dia 19 de março e devem ser feitas pelo site do Cebraspe (clique aqui para acessar o edital e as inscrições).


A taxa de inscrição é de R$ 25,77. Inscritos no Cadastro Único, membros de família de baixa renda e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde podem solicitar isenção.


Além dessas vagas, o IBGE também abriu concurso para 22.409 vagas para agente censitário - neste caso, as inscrições vão até 15 de março.


Trabalho do recenseador


O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.


A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários.


A remuneração é calculada por produção, com base:

no número de unidades visitadas;

taxa de remuneração dos setores censitários;

número de questionários respondidos;

número de pessoas recenseadas


A remuneração dos recenseadores é variável e não há um piso nem um teto de quanto ele poderá receber. Eles serão remunerados pela produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Ou seja, quanto mais entrevistas realiza, quanto mais coletas faz, mais ele recebe.


No hotsite do Censo 2021 haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país. Essa ferramenta será lançada nesta terça.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online