O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Juiz do DF nega pedido de Lula para depor dia 14 por videoconferência

Réu na ação penal, ex-presidente será ouvido para explicar suspeita de que tentou obstruir investigações da Lava Jato

06/03/2017 - 17h12

TV Globo

Brasília 

Lula é réu em ação penal acusado de ter tentado obstruir as investigações da Lava Jato (Foto: Reprodução/TV Globo)

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, rejeitou um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele depusesse à Justiça por videoconferência na próxima terça-feira (14). 


Com isso, Lula – que é um dos réus na ação penal – terá que comparecer à Justiça Federal em Brasília na semana que vem para prestar depoimento.


O ex-presidente será ouvido em uma ação penal na qual ele e outros seis réus são acusados de obstruir investigações da Operação Lava Jato. No processo, os sete são acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para impedir a delação premiada dele.


Segundo as investigações, Lula, o senador cassado Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete dele Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele Maurício Bumlai tentaram impedir a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.


No mês passado, o juiz responsável pelo caso havia atendido pedido da defesa do ex-presidente para adiar de 17 de fevereiro para 14 de março o depoimento de Lula. A mudança foi autorizada em razão da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia.


O depoimento dos demais réus na ação – o senador cassado Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete dele Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele Maurício Bumlai – está marcado para a próxima sexta-feira (17).


À época da abertura da ação penal, em julho do ano passado, a defesa do ex-presidente alegou, em nota, que Lula já esclareceu, em depoimento à PGR (Procuradoria Geral da República), que "jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato".

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS