O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

Justiça acusa formalmente Jamil Name e filho pela execução de filho de PM

Matheus foi morto a tiros de fuzil AK47, executado por engano, no lugar do pai 

28/11/2019 - 09h00

Campo Grande

Matheus foi morto a tiros de fuzil AK47, executado por engano, no lugar do pai (Foto: Foto/Reprodução)

O juiz da 2ª Vara Criminal de Campo Grande, Aluizio Pereira dos Santos, decretou nesta terça-feira (26) a prisão preventiva do empresário Jamil Name e de seu filho Jamil Name Filho, o Jamilzinho, pelo assassinato do estudante de direito Matheus Coutinho Xavier, de 19 anos.


Jamil e Jamilzinho são suspeitos de chefiarem a suposta milícia do jogo do bicho que agia em Mato Grosso do Sul. 


A organização criminosa, conforme a força-tarefa que investiga a atuação do grupo, tinha como alvo o pai do jovem, o capitão da reserva da PM, Paulo Roberto Xavier, e acabou matando o adolescente por engano.


Matheus foi assassinado no dia 9 de abril deste ano, com tiros de fuzil AK-47, no bairro Jardim Bela Vista, em Campo Grande, quando manobrava a caminhonete do pai.


Essa foi a primeira decisão judicial associando pai e filho a um homicídio que teria sido cometido pela milícia. Os dois estão presos desde o fim de setembro por conta de suspeitas de envolvimento com outros crimes relacionados a suposta milícia. Atualmente os dois estão no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.


Além de pedir as prisões preventivas dos Name, a Justiça, a pedido da polícia, converteu as prisões temporárias em preventivas do policial civil aposentado Vladenilson Daniel Olmedo, que seria um dos gerentes do grupo; do ex-guarda civil Marcelo Rios, outro gerente e encarregado da guarda do arsenal da milícia; de Eurico dos Santos Mota, hacker contratado para monitorar o capitão da reserva da PM Paulo Roberto Xavier, e dos dois homens que teriam participado diretamente do assassinato, os ex-guardas municipais José Moreira Freires,o Zezinho, e Juanil Mirana Lima.


Vladenilson foi preso também no fim de setembro e está no presídio federal de Mossoró. Marcelo Rios está preso desde o dia 19 de maio deste ano. Foi ele, inclusive, que levou a polícia ao arsenal da suposta milícia, que estava escondido em uma casa da família Name, no bairro Monte Libano. Atualmente está no presídio federal de Campo Grande.


Eurico foi preso no dia 20 de novembro, em Joinville, Santa Catarina e está na carceragem da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Seqüestros (Garras), em Campo Grande. Já José Moreira Freires e Juanil Mirana Lima estão foragidos.


O advogado Renê Siufi, que defende Jamil Name, disse que ainda não foi notificado e que o cliente nega todas as acusações.


O advogado Alexandre Padilhas, que assumiu nesta terça-feira a defesa do policial civil aposentado Vladenilson Olmedo disse que está tomando conhecimento de todas as acusações para se pronunciar em outro momento.


O advogado Alexandre Franzoloso, do escritório que representa Marcelo Rios, disse que o cliente foi ouvido nesta quarta-feira no inquérito e, apesar de querer se manifestar apenas em juízo, afirma que não tem envolvimento no homicídio de Matheus.


Na decisão desta terça-feira, o juiz também retirou o segredo de Justiça, dando publicidade a todo material relativo a suposta milícia e ainda determinou que os mandados de prisão preventiva dos sete tenham validade até 8 de abril de 2039.


O magistrado estipulou ainda que para cada nova acusação apresentada pela força-tarefa contra os suspeitos seja feita uma representação a Justiça, com o sorteio de entre as varas do tribunal do júri, quando se tratar de casos de homicídio.


Para a força-tarefa, a organização criminosa é responsável por encomendar pelo menos outros dois homicídios em Campo Grande além da morte do estudante.


Com base nas investigações e em depoimentos, a força-tarefa aponta que uma das execuções que teria sido cometida pela milícia seria a de Ilson de Figueiredo, de 62 anos, que era chefe de segurança da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ele foi assassinado no dia 11 de junho de 2018, na avenida Guaicurus, no Jardim Itamaracá. Seu carro foi perseguido e ele foi morto a tiros por suspeitos que estavam em outro carro.


Conforme a força-tarefa, Figueiredo foi morto porque teria tido participação no homicídio do filho de uma pessoa muito próxima Jamil Name e Jamilzinho.


Em uma conta na nuvem da internet, de um dos suspeitos presos na operação Omertá, que desarticulou o grupo, a polícia encontrou, inclusive, 26 fotografias da execução de Figueiredo.


Outra execução que teria sido cometida pela milícia, conforme a representação à Justiça, foi a de Orlando da Silva Fernandes, em 26 de outubro de 2018. Ele foi segurança do narcotraficante Jorge Rafaat, executado em junho de 2016, em Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil.


Fernandes, que teria ligação com Figueiredo, foi morto no Jardim Autonomista, bairro nobre de Campo Grande, quando estava caminhando em direção ao seu carro. Os tiros atingiram principalmente a sua cabeça. Na carteira da vítima foi encontrado um cheque no valor de R$ 240 mil e ainda R$ 1,2 mil em dinheiro.


Hacker conta detalhes da morte do estudante


Em depoimento na sexta-feira (22), no Garras, o hacker Eurico dos Santos Mota revelou detalhes da morte do estudante de direito. Disse que foi contratado por Juanil e Zezinho, para monitorar pelo celular Paulo Roberto Xavier.


Revelou que como não sabia fazer o “serviço”, terceirizou, por meio de um grupo de hackers e repassou as informações obtidas aos dois ex-guardas municipais. Relatou que não sabia do verdadeiro objetivo da dupla, que alegava que queria localizar Paulo Roberto Xavier para cobrar uma dívida, mas que no dia seguinte ao crime, ao saber pela mídia que o assassinato do estudante ocorreu no mesmo endereço fornecido a Juanil e Zezinho, chegou a conclusão de eles planejavam matar na verdade o militar da reserva.


Informou ainda que após o crime passou a ser visitando regularmente por Juanil e Zezinho, que passaram a pressioná-lo para que não falasse nada sobre o assunto. Disse que em uma dessas visitas, Juanil confirmou a ele que Zezinho tinha sido o autor dos disparos que mataram o estudante de direito enquanto ele dirigia o caso usado na fuga. As informações são da Página Brazil.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online