O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Onze mil militares participam do mutirão contra o Aedes aegypti em MS

O trabalho faz parte do Dia D nacional de combate ao Aedes. Em Campo Grande, os trabalhos serão acompanhados pelo ministro dos esportes, George Hilton

13/02/2016 - 09h15

Conjuntura Online

Em MS, 16 cidades serão atingidas por mutirão (Foto: Divulgação)

Um mutirão envolvendo 11 mil militares das Forças Armadas será realizado neste sábado (13) em 16 cidades de Mato Grosso do Sul com vistas a combater focos do mosquito Aedes aegypti. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

 

O trabalho faz parte do Dia D nacional de combate ao Aedes. Em Campo Grande, os trabalhos serão acompanhados pelo ministro dos esportes, George Hilton.


As cidades de MS que contarão com mutirões envolvendo os militares foram escolhidas conforme a incidência do Aedes. São elas: Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, distrito de Coimbra, Corumbá, Coxim, Dourados, Jaraguari, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque, Ponta Porã, Porto Murtinho e Três Lagoas.


No país, as atividades de combate ao mosquito vão reunir, neste sábado, 220 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A meta é que os militares visitem três milhões de residências, distribuídas em 356 municípios do território nacional.

 

Na primeira etapa da campanha, iniciada em 29 de janeiro, as Forças Armadas realizaram um mutirão de limpeza em 1.200 unidades militares espalhadas pelo país. Essa fase se encerrou nesta quinta-feira.


Próximos passos


Conforme o Ministério da Defesa, ainda estão previstas duas etapas da campanha de combate ao Aedes. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, 50 mil militares, sob a coordenação do Ministério da Saúde, farão visitas nas residências, acompanhados por agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.


A última etapa, ainda em fase de elaboração com o Ministério da Educação, prevê visitas a escolas. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online