O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Operação 'Rédea Curta' desmonta quadrilha do tráfico no sul de MS

A operação conta com a participação do Gaeco, DOF, BOPE e PM

04/08/2015 - 11h39

Adão Jorge

De Campo Grande 

A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (Foto: Dourados Agora)

Após um ano e meio de investigações, o Gaeco (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado), o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), o BOPE (Batalhão de Operações Especial) e a Polícia Militar deflagraram hoje (4) a ‘Operação Rédea Curta’ com o objetivo de desmontar um esquema de tráfico de drogas, cuja rota passava por Ponta Porã e seguia até os Estados de São Paulo e Paraná.  


Com oito mandados de prisão preventiva em Dourados e Itaporã, 18 de busca e apreensão nas duas cidades, mais Ponta Porã, além de seis conduções coercitivas em Dourados, foram entregues às equipes da operação. 


Segundo o MPE (Ministério Público Estadual) a organização criminosa era liderada por Wilton Leite da Costa, mais conhecido em Dourados como Vila Vargas. Outro investigado é Gustavo Belmont da Silveira, braço direito de Wilton e responsável pela logística do transporte do entorpecente;


As investigações revelaram que a droga era transportada em compartimentos de veículos e com o uso de batedores - carros que têm a função de verificar se o caminho está livre para o tráfico.  A quadrilha é investigada por ter movimentado R$ 14 milhões nesse um ano e meio. 


De acordo ainda com o MPE, Wilton usava documentos falsos e comprava pessoalmente a droga, chegando, inclusive, a receber em espécie os valores do tráfico, que também eram depositados em contas bancária de terceiros.


Garagens de carros usados em Dourados e Ponta Porã faziam parte do esquema na comercialização de veículos a pessoas ligadas à quadrilha.


Além de Wilton e Gustavo, também foram identificados como integrantes da quadrilha Rogério Esterque da Silva e William Cristaldo Boeira.


Durante esse um ano e meio de investigação, a quadrilha teria comercializado mais de 200 quilos de cocaína, 1,3 toneladas de maconha, 4,1 de crack e uma tonelada de haxixe.  


Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online