O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Pesquisa vai ouvir usuários do transporte intermunicipal em dez terminais

A fase nos terminais deverá durar em torno de 15 dias a partir de seu início, em julho.

10/06/2019 - 09h57

Campo Grande

Pesquisa vai ouvir usuários do transporte intermunicipal em dez terminais (Foto: Divulgação)

A fase inicial da pesquisa de campo que irá coletar informações para o PDTC/MS (Plano Diretor de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul) terá entrevistas presenciais com passageiros em terminais de dez das principais cidades do Estado. 


São municípios que têm o maior número de linhas com início ou fim naquela localidade e que são representativos da região onde estão localizados.


Em reunião na última sexta-feira (7) entre a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) e especialista da Gistran Gerenciamento de Informações e Sistemas de Transportes, consultoria especializada contratada pelo Estado para o projeto, foi confirmada a pesquisa nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Miranda, Maracaju e Coxim. Após o levantamento nos terminais, a pesquisa de campo terá uma segunda fase, com os pesquisadores embarcados, viajando nas linhas para coleta de outros dados.


A fase nos terminais deverá durar em torno de 15 dias a partir de seu início, em julho. O cronograma exato será ainda confirmado, com ajustes que levam em conta sazonalidades como as férias escolares e especificidades de lugares que têm maior movimentação no início de cada mês, com o fluxo de moradores para cidades maiores para serviços como o bancário e de comércio.


“É muito importante que a população responda aos pesquisadores corretamente. Essas informações serão essenciais para compor o plano que queremos para o transporte rodoviário em Mato Grosso do Sul”, explica o diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues. Fiscais da Agepan em cada região irão auxiliar as equipes de pesquisa.


Questionário


A pesquisa de campo, junto com o levantamento de dados nos sistemas da Agepan, faz parte da primeira etapa de elaboração do Plano. Os usuários serão questionados na Pesquisa Origem e Destino e na Pesquisa de Satisfação e Preferência.


A primeira visa identificar informações como início e local de desembarque; motivação; se haverá continuidade da viagem utilizando uma outra modalidade; idade, faixa etária e renda média do entrevistado. 


A segunda expande o universo de levantamento, buscando a classificação da satisfação quanto a conforto, segurança, preço da passagem e horário oferecido, entre outros itens. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online