O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

SP tem 14,7% mais internações por covid-19 do que no pico da 1ª onda

Tempo de permanência na UTI aumenta de 7 a 10 dias para 14 dias de internação. "País inteiro está colapsando", diz Gabbardo

01/03/2021 - 18h05

Estadão 

Sistema médico em Campo Grande (Foto: Divulgação )

O Estado de São Paulo teve, nesta 9ª semana epidemiológica, 14,7% a mais de internações por covid-19 do que o registrado no pico da primeira onda da doença, em julho do ano passado. O tempo que os pacientes passam nas Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também aumentou e passou do intervalo de sete a 10 dias de permanência nos leitos para 14 dias de internação. As informações foram confirmadas pelo secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (1º).


Em relação ao número de casos, houve um aumento de 9,7% comparado à semana epidemiológica anterior. Na sexta-feira (26), foi registrado 13% de elevação no número de novas internações. Nesta segunda-feira, o aumento de novas internações tanto de enfermaria quanto de UTIs foi de 18,3%. "Temos que parar a velocidade e a instalação da pandemia. Imploramos, já não pedimos, que a população colabore", disse o secretário. 


O coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, afirmou que o momento que o país vive em meio a segunda onda da doença é crítico. "O país inteiro está colapsando, então, não é mais possível que as medidas fiquem na responsabilidade apenas dos gestores estaduais, governadores e prefeitos. É impossível que a gente fique nessa pandemia sem uma unificação de conduta, do que pode e o que não pode", diz.


"O Ministério da Saúde tem de assumir as responsabilidades desse processo, deve dizer a partir de agora que está proibido qualquer tipo de aglomeração e evento, o toque de recolher a partir das 20h em todo o país, o fechamento das praias por um determinado período, o reconhecimento de um estado de emergência e um Plano Nacional de Comunicação. Isso é fundamental para que tenhamos algum resultado daqui para frente."


Na quarta-feira (3), o governo de São Paulo e o Centro de Contingência da Covid-19 deve divulgar medidas ainda mais restritivas para combater a pandemia. O órgão estuda a criação de uma fase ainda mais dura do que a vermelha, etapa na qual somente serviços essenciais podem ficar abertos. Além disso, o secretário de saúde disse ainda que a possibilidade de reativar hospitais de campanha não foi descartada.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online