O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Tiroteio em Munique mata ao menos dez; para polícia, atirador agiu sozinho

O suspeito era um alemão-iranino de 18 anos

23/07/2016 - 06h50

BBC

Policiais foram mobilizados em grande número (Foto: Getty Images )

A polícia de Munique informou na noite desta sexta-feira que encontrou o corpo de um homem que seria o único atirador no ataque ao shopping Olympia, na cidade alemã. Ele cometeu suicídio.


O suspeito era um alemão-iranino de 18 anos que vivia em Munique, disse o chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrae, em entrevista coletiva. O corpo do suspeito foi encontrado a cerca de 1km do centro comercial.


A polícia confirmou ao menos dez mortos e 16 feridos - três estão em estado grave. Entre as vítimas há adolescentes.


O porta-voz da polícia disse que o suspeito não era conhecido pelas autoridades e não tinha nenhuma ligação conhecida com grupos terroristas, mas acrescentou que as investigações continuam. "O motivo ou explicação para este crime são totalmente nebulosos", disse ele.


A informação, divulgada mais cedo, de que haveria três atiradores surgiu quando testemunhas viram duas pessoas deixando o local em um carro em alta velocidade, mas seu envolvimento com o caso foi posteriormente descartado, afirmou o porta-voz.


Mais cedo, a polícia disse desconhecer o paradeiro dos autores do ataque e pediu que os cidadãos evitassem locais públicos. As autoridades alertavam ainda para o risco de mais incidentes.


Os serviços de trens, bondes e linhas de ônibus da cidade, que ficaram suspensos por horas, já foram retomados.


Em entrevista ao canal alemão de televisão ARD, o chefe de gabinete da chanceler Angela Merkel, Peter Altmeier, disse que a possibilidade de um ataque terrorista teve que ser considerada.


'"Nós não descartamos qualquer possibilidade. A chanceler está sendo mantida atualizada em todos os momentos e tudo o que sabemos e podemos dizer até agora é que foi um desumano e cruel ataque."

"Estamos determinados a fazer tudo o que pudermos para que o terrorismo e a violência misantrópica não tenha chance na Alemanha", disse Altmeier.


Um conselho de segurança do Parlamento alemão vai se reunir no sábado para discutir o ataque em Munique.


O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, afirmou que está "horrorizado" pelo acontecido. Em declaração oficial, Gauck disse: "Estou com todas as vítimas em meus pensamentos e todos aqueles que estão de luto ou temendo por seus entes queridos."


Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS