O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Batayporã pode entrar em estado de calamidade pública

O município enfrenta uma estiagem prolongada, com mais de 120 dias sem chuva considerável. 

01/09/2021 - 16h29

Campo Grande

Plenário da Assembleia (Foto: Wagner Guimarães)

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul apresentou, nesta quarta-feira (1), o Projeto de Decreto Legislativo 49/2021. A proposta pretende reconhecer a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Batayporã, em virtude de situação de emergência pela estiagem que atinge todo o território da cidade (zonas urbana e rural).


De acordo com a justificativa do projeto, o município enfrenta uma estiagem prolongada, com mais de 120 dias sem chuva considerável. Ainda segundo consta na proposta, a situação tem afetado a produção agrícola, trazendo prejuízos ao setor produtivo local.


Caso o projeto seja aprovado, o município deverá observar as regras estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, além das leis que tratam sobre licitações e Direito Financeiro, quanto à gestão pública durante o período de calamidade pública.


Os atos e despesas decorrentes da situação deverão ser divulgados amplamente no correspondente Portal de Transparência. 


O Tribunal de Contas e a Câmara Municipal serão responsáveis pelo controle e pela fiscalização dos atos praticados enquanto perdurar a calamidade pública. Além disso, o Ministério Público poderá promover o acompanhamento da execução financeira e administrativa dos atos e despesas decorrentes do evento.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online