O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Abril de 2024
Publicidade

Caarapó começa a imunizar público de 80 anos acima com 3ª dose contra Covid-19

A terceira dose está sendo disponibilizada nas unidades de saúde e no PAM.

30/08/2021 - 09h54

Campo Grande

Caarapó começa a imunizar idosos de 80 anos (Foto: Divulgação )

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó começa a imunizar nesta segunda-feira (30) os idosos de 80 anos acima e os imunossuprimidos com a dose de reforço contra o coronavírus. A terceira dose está sendo disponibilizada nas unidades de saúde e no PAM.


Imunossuprimidos são pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3; pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pessoas com neoplasias hematológicas; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses. Pessoas desse grupo podem tomar a terceira dose após 28 dias da segunda.


Também está sendo disponibilizada a segunda dose para quem foi vacinado pela primeira vez em junho. Além disso, quem tem idade de 12 anos acima e ainda não foi vacinado pode receber a primeira dose da vacina. Em todos os casos, a vacina está disponível nos postos de saúde do município e no PAM. Para ser vacinado, basta apresentar comprovante de residência, cartão do SUS, documentos pessoais e carteira de vacinação.


Com o avanço da variante Delta do novo coronavírus – segundo informou a Agência Câmara de Notícias - o Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (25) a aplicação da terceira dose ou dose de reforço da vacina contra a Covid-19.


A variante Delta é uma mutação, uma versão nova do coronavírus. Vírus passam por mutações com muita rapidez e conseguem gerar essas variantes em pouco tempo. Ela foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2020 e, rapidamente, tem se tornado a principal versão do vírus pelo mundo.


De acordo com especialistas, essa versão do coronavírus tem uma capacidade maior de infectar as pessoas e de se espalhar. Ela é 50% mais rápida que a primeira variante do coronavírus, a alfa. Esta, por sua vez, era 50% mais rápida do que a versão original do coronavírus causador da covid-19. Os cientistas explicam que uma pessoa infectada com o coronavírus original pode infectar até 2,5 pessoas. Se a infecção for com a variante delta, esse número chega a 4 pessoas.


O que se sabe até agora é que quem já está totalmente imunizado também tem proteção contra a delta. Pessoas não-imunizadas são as que estão em risco. Mesmo assim, todo mundo deve continuar se protegendo para evitar que variante delta se espalhe ainda mais.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online