O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Campo Grande ganha destaque nacional em sistema online de triagem do Covid-19

A ferramenta desenvolvida pela Agetec atende aos protocolos elaborados pelo Ministério da Saúde.

14/08/2020 - 07h29

Campo Grande

Marquinhos Trad anuncia novas medidas contra o coronavírus (Foto: Redes Sociais)

A gestão do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), é destaque nacional no enfrentamento e combate ao Covid-19. 


O sistema on-line de triagem da Covid-19, desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), foi selecionado pela comissão da “I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS” para participar da live da Mostra, como exemplo de sistema no combate e controle de pacientes do novo coronavírus, sendo o único a representar o Estado de Mato Grosso do Sul.


Feita no formato totalmente on-line, a 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19, organizada pelo Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais da Saúde), destaca os melhores trabalhos das equipes de saúde de todos os municípios do Brasil e tem inscrições abertas até o dia 27 de setembro. A live acontece no próximo dia 25 de agosto às 14h30, horário de Brasília.


Nove projetos foram selecionados neste primeiro momento. Entre eles, o Sistema de Triagem de Campo Grande, o único selecionado do Estado, entre 300 projetos inscritos até então. 


Os projetos inscritos devem atender à temática “As ações da gestão municipal e serviços de saúde no enfrentamento à Covid-19”, como por exemplo, organização da Rede de Atenção à Saúde, vigilância em saúde, incluindo ações de integração com a atenção básica, entre outros.


Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a maneira de se relacionar em todos os âmbitos da sociedade, mudou. 


Com isso, as novas formas de prevenção são também a de readaptação. E nesse contexto, com regras de distanciamento social, que a maioria das esferas públicas e privadas estão trabalhando para continuar a produzir no “novo normal”.


Por isso, a Prefeitura de Campo Grande, atenta desde o início da pandemia em como continuar oferecendo seus serviços, tem se empenhado em prol de cada cidadão. 


Um dos mais recentes serviços oferecidos pela Prefeitura é o Sistema Online de Triagem da Covid-19, que tem como objetivo, saber como está a saúde do cidadão através das respostas dadas por ele mediante o preenchimento inicial que o Sistema de Triagem faz para que a partir disso, aumente ainda mais a assertividade das medidas que vem sendo tomadas por todas as áreas.


De acordo com os sintomas, a auto triagem encaminhará para um painel de monitoramento mantido pelas equipes de inteligência que, através do mapeamento de informações estudam os sintomas e comportamentos epidemiológicos do Covid-19. 


A ferramenta desenvolvida pela Agetec atende aos protocolos elaborados pelo Ministério da Saúde com apoio técnico de equipes de profissionais da saúde do município de Campo Grande.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online