O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   16 de Abril de 2024
Publicidade

Cetran sugere mudança na nomenclatura dos órgãos municipais de trânsito

A ideia, segundo ela, é que todos os núcleos nas cidades passem a se chamar Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

06/02/2020 - 17h13

Willams Araújo 

Regina Duarte, presidente do Cetran-MS (Foto: Willams Araújo)

O Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) vai sugerir mudança na nomenclatura dos órgãos municipais de trânsito em Mato Grosso do Sul.


O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (6) pela presidente do Conselho, Regina Maria Duarte, durante reunião na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, com dirigentes municipais de trânsito.


A ideia, segundo ela, é que todos os núcleos nas cidades passem a se chamar Agetran (Agência Municipal de Trânsito), nomenclatura já existente em várias cidades.


Regina Duarte disse que o Cetran-MS está esboçando essa proposta para que possa começar a valer em 2021.


“Vamos fazer uma deliberação no Cetran-MS para que em todos os municípios seja Agetran, Agência Municipal de Trânsito. Que acabe os Denatrans, que acabe as coordenadorias, que acabe os núcleos”, adiantou a presidente, explicando que a intenção é facilitar na viabilização de recursos públicos no setor.


“É porque a agência, ela passa a ter autonomia financeira. Vocês podem buscar recursos a nível estadual e federal, quando é departamento não pode”, acrescentou a dirigente.


Regina observou ser importante os prefeitos aptos a  concorrer à reeleição em outubro e os demais candidatos interessados a inserir em seus programas de governo os itens “trânsito e mobilidade” como forma de incluir essa proposta do Cetran-MS de criação das agências municipais de trânsito.


A previsão, conforme adiantou, é que a proposta a ser entregue aos candidatos a prefeito esteja concluída em julho deste ano.


OUTROS ASSUNTOS


A presidente do Cetran-MS também abordou na reunião outros assuntos extremamente importantes, como o transporte escolar, discutido na parte da manhã com várias autoridades representantes de repartições públicas como TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Secretaria de Estado de Educação, PRF (Polícia Rodoviária Federal), PRE (Polícia Rodoviária Estadual), Detran, e Crea-MS.


Ela aproveitou a oportunidade para ‘puxar a orelha’ de diretores municipais de trânsito que, segundo ela, não estão cadastrando os autos de infração em sua cidades.


Sem mencionar casos, Regina disse que esse é um dos problemas verificados em algumas localidades e que precisam ser resolvidos.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online