O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

CNM reúne-se com Alcolumbre e prefeito Carlos Pelegrini representa Assomasul

Presidente do Senado defende 15% da cessão onerosa para Entes locais

08/10/2019 - 15h16

De Brasília

Movimento municipalista com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Foto: Divulgação)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebeu o líder e representantes do movimento municipalista nesta terça-feira (8), em sua residência oficial, em Brasília.


Mobilizados, os gestores locais tentam garantir que o percentual de 15% de cessão onerosa do pré-sal – PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 152/2019 – sejam distribuídos pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios).


Liderados pelo presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Glademir Aroldi, os prefeitos pediram apoio do parlamentar para manter os critérios que já foram aprovados no Senado.


Pelo texto aprovado – agora em análise da Câmara - 15% dos recursos arrecadados pela União com a medida serão repassados diretamente para os municípios, o que é estimado em R$ 10,9 bilhões. O mesmo percentual seria destinado aos Estados.


O presidente do Senado, por sua vez, concordou com os municipalistas e defendeu que a matéria seja mantida da mesma forma quando for votada na Câmara a fim de garantir celeridade.


“O presidente Davi está trabalhando muito para que os 15% dos Municípios se mantenham, assim como o critério pelo FPM. Mas estão trabalhando numa nova redação dos 15% dos governos estaduais que poderá haver alguma modificação nos critérios de distribuição, talvez por FPE e Lei Kandir”, contou Aroldi ao sair da reunião.


Ele destacou ainda que Alcolumbre trabalhará para que a proposta tramite da forma mais célere possível.

O prefeito de Tacuru, Carlos Alberto Pelegrini (à esquerda) representa a Assomasul (Foto: Flávio Araújo)

O movimento municipalista está reunido na sede da CNM debatendo pontos da mobilização permanente. Ainda hoje, os prefeitos deverão se reunir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para pedir sensibilidade dos deputados na tramitação da matéria. 


O prefeito de Tacuru, Carlos Alberto Pelegrini, representa o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, integrante do Conselho Político da CNM, durante o encontro em Brasília. Com Agência CNM.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online