O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Municípios têm até dia 30 para registro no Sistema de Análise da Dívida Pública

O sistema foi criado pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para analisar o preenchimento do CDP (Cadastro da Dívida Pública)

28/01/2019 - 16h53

De Brasília

Municípios têm até dia 30 para registro no Sistema de Análise da Dívida Pública (Foto: Divulgação)

A partir do dia 31 de janeiro de 2019 é obrigatório que haja o registro eletrônico de todas as dívidas públicas dos municípios no Sadipem (Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios).


O sistema foi criado pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para analisar o preenchimento do CDP (Cadastro da Dívida Pública), das operações de crédito e garantias da União, dos estados e dos municípios.


Ele também monitora o gerenciamento e a análise dos pleitos de operação de crédito dos entes da Federação (PVL e PVL-IF).


Caso esse prazo não seja observado, o município será incluído no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) e ficará impedido de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito, exceto as destinadas ao refinamento do principal atualizado da dívida mobiliária.

Na prática, as informações que alimentarão o Sadipem já são enviadas pelos municípios por meio do Anexo da Dívida Consolidada do RGF (Relatório de Gestão Fiscal).


Com o Sadipem, essas informações serão agrupadas por tipo de dívida com a exigência de documentação comprobatória.


Para esclarecer o tema, a equipe técnica da CNM (Confederação Nacional de Municípios) elaborou a nota técnica nº 26/2018 e promoveu dois hangouts transmitidos ao vivo pela internet com a participação do Gerente de Informação da Secretaria do Tesouro Nacional, Alberto Cardoso.


Na ocasião, os gestores municipais tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os procedimentos a serem implantados.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online