O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Prefeitos querem urgência no julgamento dos royalties em favor dos municípios

O presidente da Assomasul e integrante do Conselho Político da CNM, Pedro Caravina, defende o movimento. 

03/10/2018 - 16h54

Campo Grande

O presidente da Assomasul, Pedro Caravina (Foto: Edson Ribeiro )

Mais de 76 mil pessoas assinaram o abaixo-assinado promovido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) pelo julgamento dos royalties. Para ilustrar a quantidade de assinaturas, a entidade elaborou um mapa com o registro de todos os municípios que participaram da ação. 


A CNM explica que o abaixo-assinado pretende alertar as autoridades para a situação que preocupa os gestores locais.


São mais de 6 anos de espera para que o STF (Supremo Tribunal Federal) tome uma decisão definitiva na liminar que suspendeu a redistribuição dos recursos arrecadados com a exploração de petróleo.


O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e integrante do Conselho Político da CNM, Pedro Caravina, defende o movimento. 


Pelos cálculos da CNM, os municípios já deixaram de arrecadar mais de R$ 19 bilhões pelo FEP (Fundo Especial do Petróleo). Os entes municipais podem conferir de forma personalizada quanto deixou de receber aqui.


A medida da CNM espera resolver de vez essa questão, tendo em vista a atual recuperação das receitas de royalties, com o intuito de corrigir uma injustiça fiscal que se arrasta há anos, agravando a crise dos municípios, já tão prejudicados pelas discrepâncias dos repasses da União.


Entenda a pauta


Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online