O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Prefeitos viram alvo de golpistas em clonagem de celular e Assomasul alerta

Os estelionatários pedem para confirmar informações e, no final, dizem que a vítima receberá um SMS com um código que deve ser informado.

23/03/2021 - 12h08

Campo Grande

Assembleia-Geral de prefeito na Assomasul (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo


Vários prefeitos de Mato Grosso do Sul têm se queixado esta semana sobre um golpe que virou febre nos últimos dias em todo país, a clonagem de aparelho de celular.


Os golpistas miram as autoridades públicas para tirar proveito de vários tipos de informações, ignorando assim a pena prevista para o crime que é de detenção de três meses a um ano, além de multa.


Pelo número de denúncias divulgado na imprensa esse tipo de golpe tomou grande proporção agora em plena pandemia da Covid-19 (novo coronavírus).


Na prática, os estelionatários pedem para confirmar informações e, no final, dizem que a vítima receberá um SMS com um código que deve ser informado.


O objetivo, porém, é subtrair dados pessoais e códigos de verificação do aplicativo de mensagens visando clonar o número e ter acesso aos dados do celular.


Uma das vítimas recentes em Mato Grosso do Sul foi o prefeito de Paraíso das Águas, Anízio Andrade, que recebeu uma ligação como se fosse do Ministério da Saúde, querendo saber informações sobre a pandemia.


Na ligação, o golpista pediu ao prefeito um código que diz ter enviado ao celular dele.


Da mesma forma, os prefeitos de Amambai, Doutor Bandeira, e de Eldorado, Aguinaldo dos Santos, também foram alvos dos criminosos.


No mais recente, também alegando ser ligação procedente do Ministério da Saúde, tentou induzir a secretária da Presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Mariana Garrido.


Nesse caso, a pessoa se identificou dizendo que estava fazendo um levantamento sobre a pandemia pelo Ministério da Saúde.


“Ele fez cinco perguntas e disse que a pesquisa iria ser registrada no site do Ministério da Saúde e, para isto, precisava enviar um código para o meu celular com três dígitos”, explicou ela, que logo percebeu o golpe e não atendeu ao falso levantamento.


Diante disso, a Assomasul alerta aos prefeitos e prefeitas sobre estelionatários que estão se passando por representantes do Ministério da Saúde com o objetivo de clonar contas no Whatsapp e ter acesso aos dados das vítimas, e orienta aos gestores e toda a população em hipótese alguma a clicar em link ou passar códigos recebidos de ligações ou números desconhecidos.


SECRETÁRIO DE SAÚDE 


Nem mesmo o secretário de Estado de Saúde,  Geraldo Resende, escapou dos estelionatários e teve o celular clonado, após participar de uma pesquisa falsa do SUS (Sistema Único de Saúde), vinculado ao Ministério da Saúde, sobre como está o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em MS.


“Ele falou que estava fazendo um levantamento para saber como estava o enfrentamento a uma pandemia da Covid, bem como a imunização. Eu cheguei até cobrá-lo sobre quando chegarão outros lotes de vacinas, porém ele não me respondeu. No término da 'entrevista', ele me mandou um código e pediu que eu digitasse uma senha, foi quando meu aparelho clonado”, contou Geraldo Resende, em entrevista à imprensa da Capital.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS