O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Maio de 2020
Publicidade

Prefeitura da capital vai vacinar em casa cerca de 3 mil idosos acamados

Desde ontem (26), os profissionais de saúde estão percorrendo casa a casa fazendo a imunização deste público.

27/03/2020 - 06h46

Campo Grande

Idosos serão vacinados em casa (Foto: Prefeitura)

Cerca de 3 mil idosos acamados devem ser vacinados durante a campanha  da Influenza em Campo Grande. Desde quinta-feira (26), os profissionais de saúde estão percorrendo casa a casa fazendo a imunização deste público.


Neste ano, o trabalho conta com apoio da Câmara Municipal de Campo Grande e do MPE (Ministério Público Estadual), que disponibilizaram veículos para auxiliar no transporte das equipes e na logística de envio dos imunobiológicos para os distritos sanitários e unidades de saúde.


Cada unidade de saúde tem o cronograma e itinerário pré-estabelecido para atender os pacientes. Renais crônicos em tratamento devem ser imunizados nas clínicas e hospitais, em horários programados e acordados entre os serviços de saúde.


A imunização exclusiva para idosos e profissionais de saúde teve início na terça-feira (24) em Campo Grande. A alta adesão do primeiro grupo a ser vacinado contra influenza fez com que as doses em Campo Grande zerassem nos dois primeiros dias da campanha.


As doses estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde de forma escalonada, inclusive como estratégia para que não haja aglomeração de pessoas, que nessa primeira etapa são os mais vulneráveis tanto a gripe quanto ao novo coronavírus. 


 Dois lotes de vacinas foram encaminhados para Campo Grande nesta primeira etapa, que totalizaram 44.610 doses, e foram entregues em farmácias e unidades de saúde, com o objetivo de descentralizar a vacinação e evitar a aglomeração de idosos. Com a alta adesão à campanha, as doses se esgotaram, sendo que há previsão para nova entrega no início da próxima semana. 


A campanha de imunização contra Influenza foi antecipada neste ano por recomendação do Ministério da Saúde,  com o objetivo de reduzir os casos e a circulação do vírus durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). A previsão inicial era de a vacinação fosse realizada somente em abril.


Recomendação


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) recomenda à população alvo da campanha que permaneça em casa e orienta que não há necessidade de descontrole na busca das vacinas pela rede pública e farmácias parceiras, uma vez que a entrega para o próximo lote do imunobiológico está prevista para o início da semana. Essas doses estarão disponíveis para a população a partir da próxima quarta-feira. 


Outra recomendação da pasta é que pessoas com mais de 60 anos de idade evitem sair de casa sem necessidade, uma vez que a campanha permanecerá sendo de exclusividade desse público até o dia 15 de abril e continuará vacinando até o dia 22 de maio. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS