O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2020
Publicidade

Prefeitura e governo se unem em enfrentamento contra o coronavírus

Município e Estado estabelecem ações preventivas de combate a doença

13/03/2020 - 16h23

Campo Grande

Para autoridades, O momento exige muita cautela e toda atenção possível. (Foto: Prefeitura)

Ações conjuntas para enfrentamento do coronavírus (COVID-19) foram estabelecidas ontem (12) entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e a SES (Secretaria de Estado de Saúde). A articulação envolve também a ampliação e definição de estratégias para o atendimento de casos de dengue.


O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que, apesar de não haver nenhum caso confirmado no Estado, é preciso tomar todas as medidas de prevenção necessárias.


“O momento exige muita cautela e toda atenção possível. Por isso, precisamos buscar o apoio do Estado e agir de maneira preventiva e fortalecendo nossas medidas de contenção. Precisamos estar preparados”, reforça.


Entre as medidas, estão o custeio e reativação, pelo Estado e pelo Município, de 40 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI no Hospital do Pênfigo. Os leitos serão usados para internação clínica de casos de dengue e, caso haja a necessidade posterior, poderão ser utilizados para casos suspeitos de coronavírus e que venham a necessitar de isolamento.


Também serão ativados 34 leitos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, sendo 25 leitos semi-intensivos e nove leitos de UTI. O Município de Campo Grande irá fornecer recursos humanos para possibilitar o funcionamento dos leitos e o Estado irá realocar, de forma emergencial, servidores da Saúde para atendimento no Regional.


O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a união entre o Estado e o Município será de extrema importância ao combate dessas doenças. “O Governo e o Município estão preparados para este novo desafio em nosso Estado. Estamos tomando medidas preventivas visando atendimento ágil e eficiente à população”, diz.


Segundo Resende, o governador Reinaldo Azambuja garantiu o aporte dos recursos necessários para a locação de equipamentos destinados à implantação dos leitos de UTI no Hospital Regional e também para a contratação de recursos humanos. 


“O Governo do Estado não tem medido esforços para levar saúde de qualidade para a população e para que Mato Grosso do Sul esteja preparado para, caso necessário, enfrentarmos casos de coronavírus no Estado”, completou o secretário.


Campo Grande


O município instituiu um plano de contingência, e tem elaborado notas técnicas (destinados aos profissionais de saúde ), material informativo para orientação de isolamento domiciliar de casos suspeitos , fluxo de atendimento de casos , divulgação de material informativo via redes sociais.


Todos os profissionais da rede estão passando por capacitações constantes feitas pela equipe da Vigilância em Saúde do município e também pelo Estado.


A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande criou uma página para que os profissionais de saúde e a população possa ter acesso às notas técnicas, protocolos e informes sobre a doença:

http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/coronavirus-covid-19/?post_type=sec-downloads 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Enquete
Você acha que a operação Lama Asfáltica vai acabar com algum político ou autoridade na cadeia?
Sim
Não
Não sei
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS