O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Selvíria ganha destaque por ações para preservar nascentes de rios

O conjunto de ações faz parte do projeto "adote uma nascente".

11/12/2018 - 14h45

Campo Grande

O prefeito José Fernando (à esquerda) (Foto: Divulgação)

O município de Selvíria, em Mato Grosso do Sul, está situado em uma região de nascentes de rios que são responsáveis pela subsistência de famílias em assentamentos e pelo aumento do fluxo de água em represas e hidrelétricas da cidade.


A importância da preservação desses mananciais tem disso reforçada pelo prefeito José Fernando Santos por meio de ações direcionadas à conscientização dos cidadãos, principalmente dos residentes em áreas rurais.


O conjunto de ações faz parte do projeto "adote uma nascente".


É por meio dele que a prefeitura pretende catalogar todas as nascentes do município, que terão uma ficha de inscrição. Depois disso, cada morador vai se comprometer em cuidar de uma nascente e mantê-la protegida.


José Fernando explica que para alcançar esse objetivo o município vai adotar ações que possam orientar melhor a população sobre a preservação das nascentes.


“Serão feitas oficinas com os assentados. Eles irão participar também da execução do projeto. Esse projeto também é aberto a empresas da iniciativa privada que estejam interessadas no financiamento dessa ação. A empresa também pode adotar uma nascente”, anunciou o gestor em entrevista à Agência CNM.


Próximos passos


Além da ação de conscientização e participação ativa de cidadãos de Selvíria, o prefeito informou que pretende fortalecer o solo da região das nascentes com o plantio de árvores como mais uma forma de proteção. 


Os mananciais ainda seriam monitorados com a atualização de um relatório de fiscalização.


O projeto "adote uma nascente" foi aprovado recentemente pelo Confules (Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados) e vai receber investimentos da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) para a implementação das ações de preservação e proteção dos mananciais.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online