O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

2ª Turma do STF libera a Paes acesso à delação de executivos da OAS

Suspeito de receber caixa 2 na campanha de 2012, ex-prefeito nega irregularidades.

22/09/2020 - 15h36

G1

O ex-prefeito Eduardo Paes (Foto: Divulgação)

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou nesta terça-feira (22) o acesso da defesa do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao conteúdo de delações premiadas de executivos da construtora OAS.


A determinação atende a um pedido da defesa de Paes, que recorreu contra uma decisão individual do ministro Edson Fachin, relator do caso, e que em agosto do ano passado havia negado o acesso ao material.


As delações de executivos da OAS foram homologadas em julho de 2018. Eles relataram que pagaram R$ 125 milhões em propina e caixa dois para 21 políticos de 8 partidos, entre eles Eduardo Paes. O ex-prefeito do Rio teria recebido caixa dois de R$ 25 milhões para sua campanha à prefeitura em 2012.


À época, a assessoria de Paes informou que ele desconhece o teor da delação premiada da OAS e reafirmou que as doações da empresa constam da prestação de contas aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Paes também negou favorecimentos ou exigência de "contrapartida de qualquer natureza, de quem quer que seja, no curso de seu mandato como Prefeito".


Os advogados do ex-prefeito reiteraram o pedido de acesso à delação apontando que o conteúdo da havia sido vazado para a imprensa em fevereiro de 2019, às vésperas de um julgamento na Corte que decidiria, em outra investigação, se as apurações contra Paes deveriam ir para a Justiça Eleitoral. Segundo eles, a intenção era influenciar a decisão do tribunal.


Os advogados defenderam ainda que, sempre que houver o vazamento de informações sigilosas para a imprensa, a pessoa atingida e sua defesa deveriam passar a ter acesso aos dados.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online