O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   16 de Abril de 2024
Publicidade

Após polêmica, Alan Guedes é eleito presidente da Câmara de Dourados

Chapa encabeçada pelo vereador Pedro Pepa, preso, é anulada 

14/12/2018 - 09h36

Campo Grande

etário; e Daniela Hall, segundo-secretário na atual nova Mesa Diretora (Foto: Thiago Morais/CMD)

O impasse sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Dourados chegou ao fim e o novo presidente é o vereador Alan Guedes. A chapa que tinha os vereadores presos Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (MDB) foi anulada devido eles terem sido substituídos durante a sessão na tarde de ontem por Marcelo Mourão (PRP) e Toninho Cruz (PSB).


Os dois empossados foram decisivos para a vitória de Alan Guedes. Como só tinha uma chapa, os vereadores tinham que decidir por "sim" ou "não" a favor de Alan e os demais membros: Elias Ishy (PT), como vice-presidente, Sergio Nogueira (PSDB), primeiro secretário, e Daniela Hall (PSD), segundo secretário.


Antes de escolher a Mesa Diretora, os vereadores votaram dois recursos interpostos pela chapa de Pepa, composta por parlamentares aliados a base da prefeita Délia Razuk na Câmara. Uma delas foi o pedido de substituição dos membros Pepa e Cirilo por Bebeto (PR) e Jânio Miguel (PR), respectivamente, na chapa que concorre a Mesa Diretora.


A outra pedia o cumprimento do inciso 1º do Art. 15 do Regimento Interno, que exigia a nulidade da eleição da Mesa Diretora. Os dois recursos foram derrubados devido aos votos de Toninho e Mourão. Agora, são 10 o quantitativo de vereadores que se declaram independentes na Câmara. A tropa da prefeitura é composta por 9 parlamentares.


Em seguida teve início a eleição da Mesa Diretora. Alan Guedes recebeu voto dele, além de outros nove vereadores: Daniela Hall, Sergio Nogueira, Elias Ishy, Lia Nogueira, Marcelo Mourão, Toninho Cruz, Olavo Sul, Marçal Filho e Madson Valente.


Mesmo sendo fiel a administração municipal desde que assumiu o mandato no início do ano passado, Romualdo Ramim se absteve - se levantou da cadeira onde estava e preferiu não votar. Foram contra a eleição de Alan os vereadores Bebeto, Silas, Cido, Carlito, jânio, Juarez, Maurício e Júnior Rodrigues.


Ainda ontem a nova Mesa Diretora tomou posse para o biênio 2019-2020. Ao ocupar a tribuna na Câmara, Alan Guedes agradeceu os demais colegas que acreditam em seu trabalho e da chapa. Fez uma breve leitura de seu currículo, quando em 2010, aos 24 anos, exerceu curto período na Câmara como suplente, num momento em que a Casa de Leis era atingida pela Operação Uragano, da Polícia Federal, quando também prendeu vereadores, servidores públicos, empresários.


Já em 2012 recebeu quase 3 mil votos, ocupando cadeira de titular, sendo reeleito em 2016. Alan Guedes é advogado, professor universitário e um dos vereadores mais críticos e atentos a questões jurídicas sobre o andamento na Câmara.


"Todos os padrões que me guiavam como advogado e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul serão mantidos na presidência da Câmara. A mão estendida e a porta aberta serão referências do meu trabalho como presidente desta Casa", disse o vereador. 


Ele falou ainda que o "seu berço", assim como os demais vereadores que confiaram a ele o voto não deixarão com que erre no atual desafio como presidente da Mesa Diretora.


Assim como nas demais sessões de tentativa de votação e obstruídas pelos vereadores da base da administração municipal, o plenário nesta quinta-feira estava lotado. Com a vitória de Alan, o público cantou o Hino Nacional. Em seguida aconteceu outra sessão, para votação do projeto que estima a receita e fixa a despesa do município de Dourados para o exercício financeiro de 2019.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online