O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Abril de 2024
Publicidade

Bolsonaro diz não ter preferência por ordem de votação das reformas

Governo ainda não enviou propostas de reforma tributária e administrativa ao Congresso

29/01/2020 - 08h33

Reuters

Vista do Congresso Nacional em Brasília (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, ao chegar da viagem a Índia, que não importa ao governo qual das reformas, administrativa ou tributária, será votada primeiro pelo Congresso, porque ambas são importantes.


“Tanto faz a ordem, administrativa ou tributária. A que estiver em melhor condições. Estou me dando muito bem com Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados), vou tratar com ele esse assunto de novo”, disse Bolsonaro em entrevista ao chegar no Palácio da Alvorada.


Em suas últimas declarações, o presidente tem ressaltado que as duas reformas são importantes para o governo e será o Congresso que dará o ritmo das votações.


Sobre a reforma tributária, que já tem tramitando um texto da Câmara e outro do Senado, e o governo planejava enviar um terceiro, Bolsonaro afirmou que caberá ao ministro da Economia, Paulo Guedes, decidir qual o governo irá apoiar.


“O Paulo Guedes que vai dizer se pega a da Câmara ou do Senado e se o governo entrará com emendas. Eu acho que a força da nossa parte tem que ser dada em cima dos impostos federais”, afirmou.


A reforma tributária já está em uma comissão especial da Câmara, segunda fase da tramitação do texto, que é uma Proposta de Emenda à Constituição. O governo prometeu enviar em fevereiro sugestões para o texto, que está mais adiantado que o do Senado.


Já a reforma administrativa ainda não foi nem mesmo encaminhada ao Congresso. O texto também deve ser enviado em fevereiro, depois da abertura do ano legislativo.


Existe um temor no governo sobre os prazos para aprovar as reformas este ano. Com as eleições municipais, o Congresso funciona plenamente até junho. No segundo semestre, existe um recesso branco, com poucas votações, e normalmente sem quórum para votações mais difíceis, como de uma PEC.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online