O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Bolsonaro tem alta e deixa hospital em SP

Presidente, que estava internado desde o dia 7, deve chegar a Brasília no fim da tarde desta segunda-feira

16/09/2019 - 15h48

De Brasília 

O presidente Jair Bolsonaro se recupera de cirurgia (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta e deixou o Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (16), em direção ao Aeroporto de Congonhas, de onde embarca para Brasília. O presidente foi submetido a uma cirurgia no último dia 8 para correção de uma hérnia incisional e segue se recuperando em casa.


Bolsonaro, no entanto, só deve assumir a Presidência da República na quinta-feira, 19. Até lá, o presidente em exercício é o general Hamilton Mourão. A previsão era de que Bolsonaro retomasse o cargo nesta terça-feira, 17. Segundo o porta-voz da Presidência, Rêgo Barros, a decisão foi tomada por orientação médica, para que o presidente tenha “um descanso maior e uma recuperação mais rápida.”


O porta-voz confirmou que está mantida a viagem de Bolsonaro a Nova York, onde ele discursará na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 24. A ida do presidente, no entanto, foi adiada do dia 22 para o dia 23. O retorno está previsto para o dia 25, depois de uma parada no Texas para, segundo Rêgo Barros, um econtro com empresários ligados ao setor militar.


Antes da viagem aos Estados Unidos, a equipe médica do Hospital Vila Nova Star que acompanha o presidente deverá ir a Brasília para uma avaliação. Bolsonaro “vai exercer a Presidência da República entendendo as necessidades de adequar-se a eventuais limitações”, disse Rêgo Barros.


Dieta e recomendações médicas


O boletim, assinado pelo cirurgião-chefe Antônio Macedo, pelo clínico Leandro Echenique, pelo diretor-médico do Hospital Vila Nova Star, Antônio Antonietto, e pelo médico da Presidência da República, Ricardo Peixoto Camarinha, informa também que Bolsonaro continuará sua recuperação em domicílio, “devendo seguir as orientações médicas relacionadas a dieta e atividade física, sob supervisão conjunta da equipe médica do Dr. Macedo e da equipe da Presidência da República.”


Na noite de sábado, 14, o presidente passou de uma dieta líquida para uma dieta cremosa. Já na noite de domingo, 15, os médicos começaram a diminuir a alimentação endovenosa (diretamente na veia). Na semana passada, Bolsonaro chegou a usar uma sonda nasogástrica para retirada de ar e líquidos do estômago e do intestino, após uma distensão abdominal.


O médico responsável pela cirurgia do presidente, Antônio Macedo, afirmou que decidiu manter a dieta cremosa do presidente porque ainda havia um pouco de gás no intestino delgado. “Por segurança, ele continua com a dieta cremosa, que tem em torno de 2.000 calorias, o suficiente para sustentá-lo”, disse Macedo. O médico reforçou, no entanto, que a recuperação de Bolsonaro está evoluindo bem e que os exames clínicos são positivos.


“Combinamos com ele: se você quiser ter alta, tem que manter a dieta cremosa”, contou Macedo. O médico afirmou, ainda, que a nutricionista do Vila Nova Star já entrou em contato com a nutricionista do Palácio do Planalto para passar as orientações sobre a dieta do presidente. Na semana passada, o presidente chegou a usar uma sonda nasogástrica para retirada de ar e líquidos do estômago e do intestino, após uma distensão abdominal.


Macedo afirmou que irá a Brasília na sexta-feira, 20, para realizar exames no presidente Jair Bolsonaro. “Dependendo do resultado dos exames na sexta, eu libero a dieta pastosa”, disse o médico. Seguindo este cronograma, de acordo com Macedo, Bolsonaro poderá voltar a ter alimentação normal na segunda ou na terça-feira da próxima semana. Macedo disse que o presidente continuará realizando fisioterapia motora e que as visitas seguem restritas.



Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online