O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

Cabral é punido e ficará 1 mês isolado por causa de 'cinema' em presídio

Sala com TV de 65 polegadas e home theater foi descoberta em 2017.

24/06/2019 - 13h56

G1

O ex-governador Sérgio Cabral (Foto: Divulgação)

O ex-governador Sérgio Cabral ficará sem receber visitas por um mês no presídio de Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. A informação foi confirmada ao G1 pela Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) do RJ nesta segunda-feira (24).


O órgão acrescentou que a punição a Cabral inclui, durante esses 30 dias, ficar em isolamento na própria cela e tomar banho de sol afastado dos outros detentos.


As restrições são consequência do julgamento final de um processo disciplinar de 2017, sobre a instalação de uma “videoteca” na cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica - um dos locais onde Cabral ficou preso.


Um dos recintos do presídio recebeu uma televisão de 65 polegadas, um home-theater com seis caixas de som e 160 filmes. O espaço foi compartilhado com os demais detentos.


O G1 entrou em contato com a defesa do ex-governador mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.


Doação forjada


Após a sala ser descoberta, os equipamentos foram doados para um orfanato.


O Ministério Público do RJ investigou o caso. A videoteca seria uma doação de igrejas evangélicas, mas o documento que firmava a cessão era falso. Segundo o promotor responsável pelo caso, o termo foi redigido de dentro da penitenciária, e os equipamentos estavam lá antes da assinatura da doação.


O pastor que assinou o termo afirmou, em nota, que foi levado para a biblioteca por Cabral, que o convenceu da necessidade de assinatura de um representante da instituição religiosa para uso do equipamento, de maneira comum, pelos detentos.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online