O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

CCJ pode votar nesta terça projeto para retomar prisão após 2ª instância

Texto que altera o Código de Processo Penal é o primeiro item da pauta da comissão.

10/12/2019 - 06h16

G1

A presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado /Agência Senado)

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado pode votar nesta terça-feira (10) um projeto que permite a retomada da prisão após a condenação em segunda instância.


A proposta é o primeiro item da pauta da CCJ, presidida pela senadora Simone Tebete (MDB-MS), e a reunião está prevista para as 10h. Se aprovado, o texto poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados por ter caráter terminativo.


O plenário do Senado só analisará o tema se houver recurso por parte de senadores, e parlamentares contrários ao projeto já avaliam apresentá-lo.


No mês passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) mudou o entendimento adotado desde 2016 e, por 6 votos a 5, derrubou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.


Para a maioria dos ministros, a condenação de uma pessoa condenada só pode ser decretada quando houver o trânsito em julgado, isto é, quando se esgotarem todas as possibilidades de recurso a todas as instâncias da Justiça.


A proposta


O texto na pauta da CCJ altera o artigo 283 do CPP (Código de Processo Penal) para permitir a prisão de condenados por órgão colegiado – na prática, um tribunal de segunda instância.


Atualmente, para a prisão, esse artigo prevê a necessidade de sentença condenatória transitada em julgado.


Segundo a proposta, ao estabelecer a condenação, o tribunal poderá determinar a execução provisória da pena. Além disso, no geral, recursos a cortes superiores, STF e STJ, não poderão suspender as prisões.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online