O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Defesa de Trump chama processo de impeachment de 'vergonhoso'

Documento entregue aos senadores fala em 'afronta à Constituição'.

20/01/2020 - 18h03

G1

O presidente Donald Trump (Foto: JIM BOURG)

A defesa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entregou ao Senado nesta segunda-feira (20) os argumentos contra o impeachment. No documento, os advogados chamaram as acusações contra o republicano de "afronta à Constituição".


"Os artigos [acusações de impeachment] — e o processo que levou à aprovação deles — são um ato político vergonhoso da Câmara dos Deputados e que devem ser rejeitados", diz o documento.


As primeiras sessões do julgamento no Senado, casa em que os republicanos têm maioria, devem começar nesta semana. Os senadores votarão se retiram Trump do cargo com base em duas acusações aprovadas pela Câmara:


Abuso de poder ao pedir investigação ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, contra a família de Joe Biden. Deputados consideraram a ação uma "interferência de um governo estrangeiro" em favor da reeleição de Trump em 2020;


Obstrução ao Congresso por impedir diversas pessoas ligadas à sua administração de prestar depoimento (inclusive algumas que tinham sido intimadas) e por se recusar a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.


"Os democratas da Câmara aprovaram dois artigos de impeachment frágeis que não apontam crime ou violação da lei — muito menos 'grande crimes e contravenções', como requerido pela Constituição", afirma a defesa.


No texto, os advogados de Trump criticam tanto as acusações contra o presidente como o processo de impeachment aprovado na Câmara, em dezembro. O documento entregue nesta segunda-feira considera o procedimento "falho", e que o objetivo dos democratas "nunca foi buscar a verdade".

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online