O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Deputado pede suspensão ou ampliação da validade do concurso da Agepen

Em sua justificativa, o parlamentar defende que é preciso minimizar os possíveis prejuízos aos selecionados. 

10/08/2020 - 17h23

Campo Grande

O deputado Coronel David (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Coronel David (sem partido) encaminhou com urgência ao Governo do Estado, Sejusp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) e SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul), solicitação para que haja a suspensão ou ampliação do prazo de validade do concurso público da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) lançado em 2015 devido aos impactos que a pandemia do novo coronavírus tem trazido nos últimos meses.


Em sua justificativa, o parlamentar defende que é preciso minimizar os possíveis prejuízos aos selecionados. 


“O objetivo é atender os anseios dos candidatos aprovados no concurso público neste momento de

incertezas, evitando que os mesmos deixem de ser convocados ou nomeados, tendo em vista que o processo seletivo já está próximo da fase final”, explicou Coronel David.


O certame realizado pela SAD disponibilizou 438 vagas do cargo de Agente Penitenciário Estadual, sendo 307 para a área de Segurança e Custódia, 87 para a área de Administração e Finanças e 44 na área de Assistência e Perícia, porém o número de nomeados nos últimos anos foi maior que a quantidade de vagas.


E essa não é a primeira vez que o deputado estadual trabalha para atender as demandas da categoria. 


Em julho, o Coronel David participou de reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e reforçou a necessidade da convocação dos aprovados na segurança pública.


Ainda no mesmo mês, o chefe do Executivo atendeu ao pedido do parlamentar e nomeou os remanescentes da Agepen nas áreas estabelecidas para atuarem em presídios por todo o Mato Grosso do Sul.


Esta foi a quinta nomeação no concurso e até agora, já foram nomeados 858 servidores penitenciários em um mesmo certame, de acordo com o Governo do Estado.


Segundo a Agepen, a primeira ocorreu em abril de 2017, quando 200 pessoas foram chamadas. Na segunda convocação, em junho do mesmo ano, 120 novos servidores foram integrados. 


á na terceira fase, em fevereiro de 2018, 85 aprovados passaram a fazer parte do quadro permanente de

pessoal da Agência. Por fim, em setembro de 2019, a quarta convocação nomeou outros 200 candidatos.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online